Protagonista tipicamente brasileiro inspira comédia

A peça do grupo Moitará chega à São Paulo, no Teatro Cacilda Becker, dia 7, em temporada popular

Share/BookmarkCompartilhe

Após temporada no Rio de Janeiro, o espetáculo O acorda Zé! A comadre tá de pé! estreia em São Paulo, dia 7, no Teatro Cacilda Becker. Escrita e dirigida por Venício Fonseca, a peça comemora os 22 anos de fundação do grupo Moitará. Na história, um rapaz desempregado dá vida à imaginação em cenas inusitadas que só acontecem enquanto ele dorme em uma rede.

Baseado em cinco contos escritos em cordel, O Vaqueiro que não mentia, A história de João Grilo, As Aventuras de Pedro Malazarte, O PreguiçosoA Comadre Morte, o espetáculo faz um paralelo entre tipos populares e personagens da Commedia Dell’arte,

Entre a realidade e o sonho do protagonista Zé-di-Riba, o texto passeia pelas obras de Ariano Suassuna, Câmara Cascudo e Silvio Romero, entre outros, acompanhados da música cantada pelos atores em cena. Mauro Manezes assina a direção musical, que reúne no palco instrumentos como a rabeca, a sanfona, o pandeiro e a viola.

Referência dentro e fora do Brasil no trabalho com máscaras teatrais, o grupo reúne no repertório peças como Quiprocó, Rifinfim no Medelin, Máscara EMcena e Imagens da Quimera. Moitará é um termo kamaiurá que significa troca, escambo, comércio e é também a única ocasião em que diferentes tribos indígenas do Alto Xingú acampam no mesmo local para realizar trocas de artefatos. A companhia tem em sua sede, na Lapa, um Ponto de Cultura, voltado para atores surdos,  que participam do projeto Palavras visíveis.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. 195 lugares. Rua Tito, 295 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 7/5 a 13/6. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10