Balé da Cidade de São Paulo se apresenta nos teatros Cacilda Becker e Paulo Eiró

Antes de turnê européia, os espetáculos La Valse, Frágil e Dóia na Janela serão encenados em março

Antecedendo a temporada de dois meses pela Europa, o Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) apresenta coreografias de seu repertório nos Teatros Paulo Eiró e Cacilda Becker. No primeiro, a companhia, que completou 40 anos de fundação em 2008, interpreta, entre os dias 5 e 6, as coreografias La Valse, de Luiz Arrieta; Frágil, de Itzik Galili; e Dóia na Janela, criação de Luiz Fernando Bongiovanni, apresentada em formato reduzido. Entre os dias 11 e 21, no Cacilda Becker, os criadores-intérpretes Andréa Maia e Raymundo Costa fazem a integra de Dóia na janela.

Criada no final de 2009, para o 2º Festival Diagnóstico da Dança Anápolis, em Goiás, Dóia na janela é praticamente inédita em São Paulo, já que foi apresentada uma única vez no espaço Sansakroma. Livremente inspirado no conto Dôia na janela, do autor mineiro Roberto Drummond, o trabalho propõe uma reflexão a partir do universo criado por uma personagem que permanece confinada em um hospício observando o mundo através de uma janela, construindo, dessa forma, sua própria noção de realidade.

Depois das apresentações, o BCSP faz turnê pela Europa, entre abril e maio, na Alemanha, França e Holanda, além de passar por seis cidades da Suíça a convite do festival STEPS, no qual companhias de várias regiões do mundo, como Bélgica, Israel, Suíça, além do Brasil, mostram suas criações. Durante a temporada internacional, o BCSP interpreta diversas coreografias de seu repertório, dando destaque aos trabalhos mais recentes: Wii previsto, de Alex Soares; e Coisas que ajudam a viver, de Susana Yamauchi.

Segundo a diretora da companhia, Mônica Mion, no final de 2009, uma equipe esteve no Brasil para filmar e fotografar os bailarinos com o intuito de fazer a divulgação do STEPS. As cenas captadas podem ser vistas no site oficial do festival: www.steps.ch/.

Serviço: Teatro Paulo Eiró. 600 lugares. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5546-0449. Dias 5 e 6, 21h. Dia 7, 19h. Teatro Cacilda Becker. 195 lugares. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 11 a 21. 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)