Mostra faz homenagem a Alfred Hitchcock

Cine Olido e Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos exibem longas-metragens realizados pelo cineasta no Reino Unido e nos Estados Unidos

O Cine Olido e a Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos realizam, entre os dias 17 e 28 de fevereiro, a primeira parte da mostra O Cinema de Alfred Hitchcock. A programação reúne trabalhos do início da carreira do diretor, produzidos na Inglaterra, e clássicos como Disque M para matar (1954), Psicose (1960) e Janela indiscreta (1954), realizados nos Estados Unidos.

Considerado o primeiro filme falado do Reino Unido, Chantagem e confissão (1929) será apresentado no Cine Olido. A narrativa gira em torno de uma jovem londrina que aceita a sugestão do namorado detetive e vai conhecer o ateliê de um pintor. Lá, ela sofre tentativa de estupro e acaba matando o artista plástico. Quando o corpo é descoberto, quem assume o caso é o namorado da jovem. O detetive tenta encobrir o caso, mas a única testemunha do crime decide chantageá-la.

O cultuado Psicose (1960) será exibido na Biblioteca Roberto Santos. O longa é responsável pela apresentação de um dos assassinos mais famosos da galeria de personagens inesquecíveis do cinema, Norman Bates, papel interpretado pelo ator Anthony Perkins.

Sr. e Sra. Smith – Um casal do barulho (1941), apresentado no Cine Olido,  revela uma das facetas menos conhecidas de Hitchcock, a de diretor de comédias. A trama gira em torno de um casal que descobre não estar oficialmente casado. Ele acha ótima a idéia de ter um caso extraconjugal com a própria esposa, mas ela não aprecia nem um pouco a situação.

A segunda parte da retrospectiva acontecerá entre os dias 2 e 10 de março em ambas as salas.

Veja a programação

Serviço: Galeria Olido - Cine Olido. 236 lugares. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399. R$ 1. Biblioteca Pública Roberto Santos. 101 lugares. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga. Tel. 2273-2390. Grátis.