Quinta do Samba Rock traz banda paulistana

Galeria Olido recebe durante todo o mês, às quintas-feiras, o grupo Seu Bené e os Poetas da Malandragem

Emprestado do samba para a MPB pelas mãos de Chico Buarque durante o período da ditadura militar, o malandro brasileiro ganhou notoriedade em canções que faziam um retrato daquele que enfrentava as dificuldades do dia-a-dia com um sorriso no rosto e as conhecidas artimanhas em mente. Influenciados pelo personagem, o grupo Seu Bené e os Poetas da Malandragem participa durante todo o mês, às quintas-feiras, sempre às 19h, do projeto Quinta do Samba Rock, na Galeria Olido.

Juntos desde 2002, os sete integrantes da banda se dividem entre composições, arranjos, ensaios e shows com dois objetivos principais: o resgate do gênero híbrido nascido no Brasil no final da década de 1960 e a diversão dançante proporcionada por ele.

Criado pelos freqüentadores dos bailes em casas de família e em salões da periferia de São Paulo, o samba rock surgiu da mistura entre os movimentos do rock’n’roll e passos do samba de gafieira. Desde então, outras influências como o funk e o soul foram anexadas, e cantores como Jorge Ben Jor, Bebeto e o grupo Clube do Balanço contribuíram para sua retomada.

Interpretando sucessos desses artistas, como Taj Mahal, de Ben Jor; Segura a nega, do Clube do Balanço; e canções dançantes de Chico Buarque e Tim Maia; o grupo também mostra no show composições próprias recentemente gravadas, como Nossa bossa, Sempre saia e Conta outra. “Acreditamos que o sentimento e a alegria de tocarmos juntos são tão grandes a ponto de serem meio transcendentais. Temos a responsabilidade de transmitir essa sensação ao público”, conta o vocalista Gus.

Da idéia inicial à profissionalização, a banda paulistana passou por diversas cidades do interior e conheceu platéias estrangeiras em apresentações que duraram três meses, na Califórnia. “Em 2007, tocamos no bar de um cassino da cidade de South Lake Tahoe e a receptividade foi enorme”, lembra o vocalista.  

Além de Gus, que também toca violão, compõem o grupo Tito (guitarra e back), Bule (trombone e back), Quintas (saxofone), Nenê (baixo), Theo (percussão) e Pit (bateria).

Serviço: Galeria Olido - Vitrine da Dança. Av. São João, 473. Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. De 4 a 25. Grátis.