Cinderela inspira musical no Teatro João Caetano

Clássico infantil foi reformulado pelo ator José Wilker e fica em cartaz entre 5 e 20 de dezembro

Contada por um rato, uma gata e um cachorro, a história clássica infantil Cinderela foi reformulada pelo ator José Wilker na década de 1990. Realizado em parceria com o diretor Eduardo Martini, que também assina a coreografia, o espetáculo Cinderela – O musical volta aos palcos, de 5 a 20, em temporada no Teatro João Caetano.

Fugindo de estereótipos, o texto conta, de forma bem-humorada, a trajetória da menina pobre que é rechaçada pela madrasta e por suas duas filhas, enquanto sonha em se casar com o único solteiro do reino, neste caso, um príncipe às avessas, entediado e cansado da monotonia do castelo em que vive. A atriz Marina Moll interpreta a protagonista.

Já na primeira montagem o grupo obteve recorde de público no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro. Desde então, o trabalho foi assistido por mais de 20 mil espectadores. “A idéia era construir uma história que cativasse as crianças, que vão ser o nosso público de teatro no futuro, e ao mesmo tempo atrair o interesse dos adultos”, afirma Martini.

Desde a fada madrinha ocupada, que precisa ser substituída por sua sobrinha, ao rap cantado pelos personagens, a narrativa segue o texto original de Wilker e aborda questões sobre o mundo moderno, utilizando apenas adaptações simples como a introdução de diálogos sobre redes sociais como o Orkut, o Facebook e o Twitter.

Com um elenco formado por 11 atores, que interpretam as canções ao vivo, a peça recebe como convidada a atriz Noemi Gerbelli para representar a Madrasta. Antes da adaptação para o teatro, Wilker dirigiu uma série de musicais infantis na televisão, entre eles Cinderela, exibido em 1986, pela TV Manchete.

Serviço: Teatro João Caetano. Zona Sul. De 5 a 20. Sáb. e dom., 16h. Dias 5 e 6. Grátis. De 12 a 20. R$ 10.