Curtas-metragens de Ari Candido Fernandes são lançados no Cine Olido

Um DVD com quatro curtas-metragens é lançado dia 30, a partir das 19h30 com a presença do diretor

No dia 30, o Cine Olido exibe o especial 4BLACK'S FILMS FOR ALL COLOURS PEOPLE, que marca o lançamento, em DVD, de quatro curtas-metragens dirigidos por Ari Candido Fernandes. O evento, que será realizado a partir das 19h30, contará com a presença do próprio diretor além de atores dos filmes, como José Wilker.

Nascido em Londrina no ano de 1951, Fernandes cursou cinema na Universidade de Brasília no final da década de 1960 e em 1971, ameaçado pelo artigo 477 da Lei de Segurança Nacional, partiu para a Suécia. De Estocolmo foi para Paris, onde, a partir de 1975, continuou sua formação em cinema na Nouvelle Sorbonne.

Além de seu trabalho como cineasta e fotógrafo, Candido é um reconhecido ativista da comunidade negra e chegou a coordenar o Projeto Zumbi. Além disso, ele foi um dos idealizadores do Dogma Feijoada – movimento cinematográfico que questiona os estereótipos e o modelo perverso de representação do negro veiculado pelo cinema e pela TV.

A programação traz o primeiro curta-metragem do diretor, Martinho da Vila Paris (1977), cujo enredo capta a passagem do sambista carioca por Paris.  Outros destaques são: O rito de Ismael Ivo (2003), que apresenta um retrato biográfico de Ismael Ivo bailarino negro e O moleque (2005), ficção baseada num conto do escritor Lima Barreto. A mostra segue até o dia 4 de dezembro.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.
Tel. 3331-8399 e 3397-0171.


Veja abaixo a programação completa:

4BLACK'S FILMS FOR ALL COLOURS PEOPLE
Lançamento do DVD que contém quatro curtas-metragens do cineasta Ari Candido Fernandes. Serão exibidos os curtas:

MARTINHO DA VILA PARIS 1977
(Brasil, 1977, 8 min, exibição em dvcam).
Enquanto a câmera capta imagens de ruas e edifícios de Paris, o sambista Martinho da Vila faz reflexões a respeito das diferenças e semelhanças entre a capital francesa e o Rio de Janeiro.
O RITO DE ISMAEL IVO
(Brasil, 2003, 12 min, exibição em dvcam).
Retrato biográfico do bailarino negro Ismael Ivo. Além de imagens de suas perfomances, o filme reúne depoimentos nos quais o artista fala sobre seu trabalho, sua concepção da dança e sobre os mitos sociais que teve de transpor por ser negro.
O MOLEQUE
(Brasil, 2005, 13 min, exibição em dvcam). Com Zezé Motta, Abayomi de Oliveira, Maria Ceiça e outros.
Filho de uma lavadeira é ridicularizado por outros meninos por ser negro. Adaptação do conto homônimo de Lima Barreto.
JARDIM BEBELÉU
(Brasil, 2009, 13 min, exibição em dvcam). Com José Wilker, Flávio Bauraqui, Thalma de Freitas e outros.
Itamar trabalha exaustivamente para sustentar Roseli, sua esposa, e duas filhas. Um dia, voltando do trabalho, é assaltado por Corisco Sputnik. Ele perde todo o seu dinheiro e é humilhado pelo sogro, após lhe pedir um empréstimo. Resolve, então, vender um revólver que tinha e, no trajeto, reencontra Sputnik. A partir disso, ele ganha sua chance de redenção.
| Dia 30/11, 19h30  Exibições seguidas.

ESTILO HIP HOP
(Brasil/Chile/Cuba/Estados Unidos, 2009, 57 min, exibição em DVD). Dir.: Loira Limbal e Vee Bravo.
Documentário sobre três artistas de hip hop do Brasil, de Chile e de Cuba. Eles têm em comum o fato de incentivar os jovens a se tornarem politicamente ativos.
| Dia 1º/12, 19h30.

NOS FATOS
(Brasil, 2009, 40 min, exibição em DVD). Dir.: Thomas Losada.
Documentário que retrata as manobras radicais de skatistas.
| Dia 2/12, 19h30.

CONTOS DE BAIRRO
Lançamento de dois curtas-metragens que integram projeto selecionado pelo VAI (Programação para a Valorização de Iniciativas Culturais). Serão exibidos os curtas:
O SONHO DE TITIA
(Brasil-SP, 2009, 12 min, exibição em DVD). Dir.: Bel Mercês e Paula Szutan. Com Julia Ianina, Daniel Granieri, Ney Piacentini e outros.
Jovem casal apaixonado vive uma noite de rebeldia com divagações sobre a vida e amor. No dia seguinte, algo inesperado acontece.
AMANHÃ TALVEZ
(Brasil-SP, 2009, 8 min, exibição em DVD). Dir.: Rogério Pixote. Com Evânio Teles, Sérgio Carozzi e Tatiana Godói.  
Curta sobre o cotidiano de um rapaz, marcado apenas por programas de TV e pela bebida.
| Exibições seguidas. Dia 3/12, 20h.

O AUTO DA CAMISINHA
(Brasil-CE, 2009, 45 min, exibição em minidv). Dir.: Clébio Viriato Ribeiro. Com Chico Anysio, Gero Camilo, André Lucas e outros.
Juatama, uma pacata cidade do interior cearense, está prestes a se transformar em patrimônio da humanidade. A cidade se prepara para a chegada de Quarto Besouro, responsável pelo veredicto final. Durante a visita, ele tem um encontro inesperado que mudará o rumo da história da cidade.
| Dia 4/12, 19h30.