Luís Antonio – Gabriela entra em cartaz no Teatro João Caetano

Com direção de Nelson Baskerville, a peça será encenada entre os dias 30 de agosto e 14 de outubro

O premiado diretor Nelson Baskerville coloca em cena, na peça “Luís Antonio – Gabriela”, a trágica história de seu irmão homossexual, dez anos mais velho. Com texto assinado pelo próprio Baskerville e por Veronica Gentilin, construído com base em relatos de familiares, o espetáculo venceu a categoria direção no 24º Prêmio Shell e foi escolhido o Melhor Espetáculo de 2011 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A encenação volta em cartaz a partir do dia 30 no Teatro João Caetano.

Interpretado por Marcos Felipe, Luís Antonio viveu na cidade de Santos até os 30 anos de idade, quando saiu de casa e passou a se chamar Gabriela. Durante mais três décadas, a família não soube nada sobre ele. Nessa época, tornou-se estrela das noites de Bilbao, na Espanha, viciou-se em cocaína e se infectou pelo vírus da Aids. “Essa peça é um pedido de desculpas, pois minha família e eu podíamos ter evitado essa tragédia, mas não o fizemos por completa ignorância nossa e de boa parte da sociedade, que até hoje considera a homossexualidade uma doença”, confessa Baskerville. Cronologicamente, a história começa em 1953, com o nascimento de Luis Antonio e segue até 2006, ano de sua morte em Bilbao.

Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 30/8 a 14/10. 5ª, 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20