MOSTRA AGOSTO CEM NELSON



“BOCA DE OURO”

Peça em três atos, conta três versões do mesmo assassinato. Mataram o Boca de Ouro! Urra em êxtase o repórter de um jornal da imprensa marrom: o resto se desenrola freneticamente em ritmo de investigação policial diante nossos olhos pasmos! Boca de Ouro tem um gênero misto e navega pela comédia e a tragédia. A peça trata de pontos cruciais em nossa organização social vigente como a sociedade midiática, a corrupção e as origens da violência.

Teatro Alfredo Mesquita. 08/08 e 09/08. Quarta-feira e quinta-feira às 21hs.
Teatro Cacilda Becker. 24/08 a 26/08. Sexta-feira e sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Duração: 90 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


“A SERPENTE”

A trama gira em torno de um triângulo amoroso formado pelas irmãs e o marido de Guida. Lígia é sexualmente infeliz. Ainda virgem depois de quase um ano de casada, desfaz seu relacionamento e pensa em morrer. Para ajudar a irmã, Guida sugere a Lígia passar uma noite com seu marido. A partir daí, estabelecem-se os conflitos. É delineado um triângulo amoroso capaz de alcançar todos os extremos

Teatro Alfredo Mesquita. 10/08 a 12/08. Sexta-feira e sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Teatro Cacilda Becker . 22/08 e 23/08. Quarta-feira e quinta-feira 21hs.
Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).



“17 X NELSON – PARTE 2”

Onze atores circulam, através de 50 personagens, pelas 17 peças do autor, lançando-se através de um épico, por uma aventura rodriguiana que tem como ponto de vista o núcleo familiar, seus confortos e neuroses.

Teatro Alfredo Mesquita. 15/08, 16/08 e 24/08. Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira às 21hs.
Teatro Cacilda Becker. 01/08 a 09/08. Quarta-feira e quinta-feira às 21hs.
Duração: 110 minutos. Classificação: 16 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


“SENHORA DOS AFOGADOS”

Um cortejo fúnebre abre o espetáculo. Mulheres do cais rezam e mantêm viva a memória de uma prostituta morta há 19 anos, mesmo dia em que se casaram Misael e Dona Eduarda. No cortejo segue também essa "família de 300 anos", em luto pela morte de Clarinha, filha do casal, levada por "um mar que não devolve os corpos e onde os mortos não bóiam".

Teatro Alfredo Mesquita. 17/08 a 19/08. Sexta-feira e sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Galeia Olido na Sala Olido. 24/08 a 26/08. Sexta-feira e sábado às 20hs e domingo às 19hs.
Duração: 120 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).



“O BEIJO NO ASFALTO”

Após ser atropelado, e prestes a morrer, Amado Pinheiro pede a Aprígio, um bancário que o socorreu, que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista, e o homem que deu o beijo passa a ser alvo de preconceitos populares reprimidos. A polícia, por sua vez, começa a investigá-lo, supondo que o acidente tenha sido um assassinato.

Teatro Alfredo Mesquita. 22/08 e 23/08. Quarta-feira e quinta-feira às 21hs.
Teatro Cacilda Becker. 03/08 e 10/08. Sexta-feira às 21hs.
Duração: 90 minutos. Classificação: 16 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


“OS SETE GATINHOS”

A família Noronha parece ser tão normal quanto qualquer outra. No entanto, se esconde sob as aparências. Quatro das cinco filhas da família se prostituem para garantir a castidade e a boa educação da mais nova, Silene. Só que Silene não é a virgem que todos pensam ser, e nem seus pais estão livres de terríveis perversões.

Teatro Alfredo Mesquita. 25/08 e 26/08. Sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Teatro Cacilda Becker . 04/08 a 12/08. Sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Duração: 80 minutos. Classificação: 16 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


VESTIDO DE NOIVA

Em coma por conta de um atropelamento, Alaíde (Cléo de Paris) revive seus conflitos com sua irmã Lúcia (Katia Calsavara) e Pedro (Ivam Cabral) – no plano da memória -, imagina seu encontro com Madame Clessy (Helena Ignez) – no plano da alucinação -, uma vez que fora morar com seus pais na casa de antiga cafetina assassinada, e, por fim, é operada por médicos que tentam de tudo para não deixá-la morrer.

Teatro Cacilda Becker . 16/08 a 19/08. Quinta-feira e sexta-feira às 21hs, sábado às 18hs e às 21hs e domingo às 19hs.
Duração: 90 minutos. Classificação: 14 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


VALSA NÚMERO SEIS


Com direção de Eric Lenate, a atriz Renata Calmon interpreta A Valsa Número 6, o único e célebre monólogo escrito por Nelson Rodrigues. Nele, Sônia, uma garota de quinze anos, reconstrói as obscuras lembranças do seu suposto assassinato.


Teatro Décio de Almeida Prado . 03/08 a 12/08. Sexta-feira e sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Teatro Zanoni Ferrite . 24/08 a 26/08. Sexta-feira e sábado às 20hs e domingo às 19hs.
Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


MYRNA


“MYRNA” é baseado em textos inéditos de um pseudônimo feminino de Nelson Rodrigues publicado originalmente em 1949 no jornal “Diário da noite”. Numa reflexão humorada acerca da condição da mulher, “Myrna” transmite um programa de rádio e responde às ouvintes suas cartas sobre diversas situações amorosas. A peça conta com direção de Renato Borghi e Élcio Nogueira Seixas, roteiro de Elias Andreato e os atores Luciana Borghi e Roque Gomes.


Teatro Décio de Almeida Prado . 17/08 a 26/08. Sexta-feira e sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Teatro Zanoni Ferrite . 03/08 a 05/08. Sexta-feira e sábado às 20hs e domingo às 19hs.
Duração: 65 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


TIRANDO OS PÉS DO CHÃO - AÇÃO PERFORMÁTICA

O público não só assiste a um processo de criação de um espetáculo, mas participa ativamente dessa construção, quando, convidados a entrar no espaço cênico sendo conduzidos através de um roteiro (cênico/coreográfico) pelos intérpretes, até serem suspensos, numa experiência física real de tirar os pés do chão (através das cordas de alpinismo).

Teatro João Caetano . 08/08 a 22/08. Quartas-feiras às 21hs.
Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


TIRANDO OS PÉS DO CHÃO

Rubens, Cris, Ariane, Deise, Paulo, Roberta, Nina, Aninha, Célida... e tantos outros entrevistados contam e vivenciam as vicissitudes do amor a partir de um estado de suspensão. Através de seus gestos, imagens e estórias foram construídos o corpo e movimentos de cada intérprete. “Tirando os Pés do Chão” baseia-se neste encontro atordoante e entorpecente que o amor nos coloca, e retrata diversas estórias e experiências que nos tiram os pés do chão.

Teatro João Caetano . 09/08 a 26/08. Quinta-feira, sexta-feira e sábado às 21hs e domingo às 19hs.
Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).


DOROTÉIA

A peça conta a história de três primas viúvas e castas que jamais dormiram para jamais sonhar. Neste cenário inóspito chega Dorotéia, linda de vermelho, parente distante, prostituta arrependida de seus pecados, que passará por provações para ficar junto de suas parentas. Através de um misto de sonho e realidade, refletimos sobre temas como a repressão feminina, o desejo não concretizado, as relações familiares e o preconceito.

Teatro Zanoni Ferrite . 10/08 a 19/08. Sexta-feira e sábado às 20hs e domingo às 19hs.
Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).