PREFEITURA DE SÃO PAULO

Semana Municipal do Brincar 2023

O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças, seus cuidadores e sua rede de apoio. Entre os dias 22 e 28 de maio de 2023, a prefeitura de São Paulo promove a Semana Municipal do Brincar.

22/05/2023 10h39

 A Semana do Brincar é realizada simultaneamente por cidades do mundo todo, com a mesma temática definida pela Aliança pela Infância. Em 2023, o tema será "A Natureza no Brincar", com o objetivo de reunir as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com crianças e querem fortalecer sua função social do cuidado, que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar. A agenda que faz parte do calendário oficial da cidade e é elaborada no âmbito da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância.

Semana Municipal do Brincar 2023

As atividades são abertas a todos os públicos, gratuitas e diversificadas. Confira abaixo a programação nas Bibliotecas de CSMB

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Tapetes Contadores 25 anos

Tapetes Contadores 25 anos
Os Tapetes Contadores de Histórias
Com seus tapetes tridimensionais, pergaminhos bordados e painéis feitos à mão, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias convida os pequenos a uma viagem pelo mundo através das histórias. São belos contos da literatura infantil que nos levam para mundos imaginados, compartilhando consciência e esperança. Aberta e gratuita para toda família, esta ação comemora os 25 anos deste coletivo artístico que transformou a arte de contar histórias no país e já representou o Brasil em mais de 16 países, tornando-se referência internacional na intersecção entre oralidade e artes têxteis. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 45 min.
Dia 23 de maio às 10h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 26 de maio às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Cirandando

Cirandando
Movimento Vem Brincar
A intervenção musical Cirandando, propõe um cortejo brincante pelos ritmos, danças e brincadeiras
populares do Nordeste. A viagem musical começa na Bahia, com brincadeiras e cantigas tradicionais do recôncavo baiano, passa pelo Pernambuco onde brinca com as diversidades de personagens e trupes do cavalo marinho e finaliza na Paraíba, brincando cantando e dançando os diversos tipos de coco de roda. Nesse passeio musical, as crianças são convidadas a conhecer mais o nordeste brasileiro as danças e os ritmos que ainda hoje vemos presente no sudeste preservadas por meio da memória ancestral. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 40 min.
Dia 23 de maio às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Cortejo e Brincadeiras Culturais

Cortejo e Brincadeiras Culturais
Festa de Rei - Casa de Capoeira Angola Novo Mundo
Um cortejo musical fará a honra de convidar as crianças a entrarem em um universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia. A cultura popular brasileira será o norte dessa viagem. Música, poesia e brincadeira trarão o universo das manifestações tradicionais de volta para as crianças. Resistindo no Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo, a o Grupo Festa de Rei faz na Ocupação Casa de Capoeira Angola Novo Mundo intervenções que valorizam e incentivam a infância através da realização de aulas de Capoeira, Samba de Roda, Roda de Coco, Teatro de Mamulengos, Oficinas de criação de brinquedos e o exercício das brincadeiras populares. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 min.
Dia 23 de maio às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 26 de maio às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de maio às 11h - Biblioteca Roberto Santos

POVOS ORIGINÁRIOS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias e brincadeiras populares indígenas

Histórias e brincadeiras populares indígenas [Em referência à Semana do Brincar]
Grupo de Artes Dyroá Bayá
Brincadeiras Populares Indígenas: Com foco em brincadeiras tradicionais dos povos indígenas do Brasil, para que através das brincadeiras as crianças conheçam um pouco dos costumes indígenas. Utilizando materiais,alimentos e nomes de animais Brasileiros. Contação de História: Semé (paca) e a Mulher Gente Pedra Baseia-se na história da Mulher Gente Pedra, seus filhos e o Semé (paca). Conta como surgiram os pássaros com penas pretas e vermelhas conhecidos nas comunidades do rio negro/Amazonas como: Wa’timarkiné e Mirátiané. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 min.
Dia 20 de maio às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 23 de maio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 25 de maio às 10h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 27 de maio às 11h - Ponto de Leitura Parque Piqueri *(horário alterado)

TEATRO

FACEIRAS BRINCADEIRAS

FACEIRAS BRINCADEIRAS [Em referência à Semana do Brincar]
Grupo GIRA GIRA
“Faceiras Brincadeiras” é um espetáculo de teatro, música, dança e brincadeiras que envolve crianças e adultos em uma viagem lúdica em busca de uma flor especial. Dentro de uma pequena narrativa, o público depara-se com elementos da Cultura Popular Brasileira, seus jogos, ritmos, músicas e danças.
A apresentação visa à interação direta com o público infantil e com todos aqueles que aceitam o lugar da brincadeira. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 min.
Dia 27 de maio às 11h - Ponto de Leitura Praça do Bambuzal *(horário alterado)

Clique aqui para conferir a programação completa.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram