Dicas de Leitura - Toni Morrison

Em fevereiro, comemoramos o aniversário da escritora Toni Morrison, mais conhecida por ser a primeira mulher negra a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura.

Toni Morrison nasceu em 18 de fevereiro de 1931 em Lorain, Ohio, e sempre foi uma leitora ávida. A escritora ingressou na Universidade Howard em 1949, onde se formou em Inglês no ano de 1953 e dois anos mais tarde completaria seu mestrado na mesma área na Universidade Cornell. Ensinou inglês em Houston na Universidade do Sul do Texas.
Em 1965 foi contratada como editora pela Random House, onde ajudou a tornar a literatura negra popular nos Estados Unidos. Em 1970 seu primeiro livro, O olho mais azul, foi publicado. Toni escreveu o livro enquanto dava aulas na universidade e criava seus dois filhos pequenos.
E em 1993, Toni Morrison se tornou a primeira escritora negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Além de romances, a autora também escreveu livros para crianças junto com seu filho mais novo, Slade Morrison.
A escritora e ganhadora de diversos prêmios e medalhas veio a falecer no dia 5 de agosto de 2019 em Nova Iorque.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Toni_Morrison

Dicas de Leitura - Toni Morrison

O Olho mais azul - Toni Morrison
Filha de pais pobres e negros, Pecola Breedlove encontra rejeição em todos os ambientes que frequenta. Em 1940, época na qual o padrão de beleza é o oposto daquele que a menina ostenta, ela sonha, em um desejo de redenção social, ter olhos azuis como os da atriz-mirim Shirley Temple. Narrado por Claudia MacTeer, da mesma idade da protagonista, o livro conta a vida dos personagens a partir da trajetória de Pecola, que acaba sucumbindo às consequências da opressão racial. Este é o romance de estreia de Toni Morrison, primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura.
Romance americano - Século 20; Racismo; Negras; Colorismo

Amor - Toni Morrison
Bill Cosey era um homem de personalidade forte, dono de um hotel onde, nas décadas de 40 e 50, apresentavam-se os principais músicos de jazz, atraindo clientes ricos e poderosos da comunidade negra norte-americana. Viúvo, com ele moravam a nora, May, e a neta, Christine (o filho morrera de pneumonia), que ficam chocadas quando ele resolve se casar de novo com Heed, amiga de sua neta e ainda uma menina.
Quantos tipos de amor existem?
Toni Morrison não tenta responder essa pergunta impossível. Trinta anos depois do acontecido (o hotel, após uma longa decadência, já não existe), o romance vai desenrolando as relações, sempre conturbadas, de seis mulheres com aquele mesmo homem, tendo como pano de fundo a dolorosa história da América negra.
Centrada na luta encarniçada de Heed e Christine pela herança de Cosey, a narrativa, repleta de sensualidade, paixão e crueldade, nos ajuda a entender as infinitas variedades do amor. Website Companhia das Letras.
Romance americano - Século 20; Histórias de amor

Sula - Toni Morrison
"Duas meninas que crescem e se tornam mulheres. Duas amigas que se tornam algo pior do que inimigas. Neste romance brilhantemente imaginado, Toni Morrison conta a história de Nel Wright e Sula Peace, que se conheceram quando crianças na pequena cidade de Medallion, Ohio. Sua devoção é forte o suficiente para resistir a intimidações e o fardo de um terrível segredo. Isso perdura mesmo depois que Nel cresceu para ser um pilar da comunidade negra e Sula se tornou uma pária. Mas a amizade delas termina em uma traição imperdoável. Aterrorizante, cômico, obsceno e trágico, Sula é uma obra que transborda de vida.". Website Companhia das Letras.
Romance americano - Século 20; Negras - Ficção; Vida urbana; Amizade entre mulheres

A fonte da autoestima: ensaios, discursos e reflexões - Toni Morrison
As palavras de Toni Morrison são transcendentais não só em seus romances, mas também nas obras de não ficção. Neste livro, encontramos uma instrutiva reunião de seus ensaios e discursos mais importantes, como um texto sincero e comovente sobre sua busca pelo verdadeiro Martin Luther King Jr., um elogio emocionante a James Baldwin, uma oração ardente pelos mortos do 11 de setembro, entre outros. A autora, que recebeu em 1993 o prêmio Nobel de literatura, analisa as linhas tênues que separam o estrangeiro, a mulher, o corpo negro e outros conceitos igualmente importantes para a sociedade contemporânea. Além disso, Morrison volta seu olhar crítico para o próprio trabalho – principalmente Amada – e o de outros importantes escritores negros. Website Companhia das Letras.
Ensaios americanos - Século 20

Quem leva a melhor?: novas fábulas de Esopo - Toni Morrison
Inspirada na vitalidade das fábulas de Esopo, a americana Toni Morrison - que recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1993 - uniu-se ao filho para criar novas versões, reimaginando desfechos e morais; nelas, quem é vítima provavelmente sai ganhando, o pequeno tem a chance de ser forte, o bobo é quem percebe o que está por trás de tudo e o poderoso acaba perdendo o pulso. Website Amazon.
Histórias em quadrinhos para crianças; Fábulas - Histórias em quadrinhos
 

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

_______________________________________________________________________________________________________________

 ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autore, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.