ANÁLISE QUALITATIVA

O Relatório de Transparência Ativa foi pensado para analisar os Botões de Acesso à Informação e de Participação Social das páginas de cada unidade, bem como a disponibilização de dados de maneira ativa. Seu objetivo é de verificar em que medida estão sendo seguidos os parâmetros previstos em lei (conformidade legal) e nas recomendações internas da Controladoria Geral do Município (CGM) e Secretaria de Comunicação (SECOM), o grau de integração das informações disponibilizadas de maneira ativa, e se há promoção de boas práticas de gestão da informação e de acessibilidade.

Em 2014, foram criados os Botões de Acesso à Informação e Botão de Participação Social (Portaria Intersecretarial nº 03/2014). Os Botões têm como objetivo centralizar as informações básicas sobre cada unidade, padronizar os conteúdos, as formas de acesso e disponibilização entre as unidades e facilitar a navegação dos cidadãos e sua comunicação com a Prefeitura.

A metodologia utilizada foi desenvolvida pelo Departamento de Fortalecimento da Gestão e está apresentado ao final do Relatório. A intenção é que ele seja atualizado anualmente com vistas a monitorar as ações de Transparência Ativa nas diferentes unidades da Prefeitura, iluminando o que ainda deve ser melhorado.

A Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) produziu alguns materiais de orientação que servem de apoio para os órgãos que precisem atualizar as informações que devem ser disponibilizadas nos Botões de Acesso à Informação e Participação Social.

- Manual do Botão de Acesso à Informação
- Manual do Botão de Participação Social
- Checklist de atualização dos botões
- Fluxo de atualização dos botões