PREFEITURA DE SÃO PAULO

Pesquisas indicam que paulistano aprova adoção de faixas exclusivas para ônibus

Quase 170 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus foram implementados este ano na capital. Velocidade dos ônibus superou a marca de 20 km/h. Pesquisam indicam aprovação do paulistano sobre a instalação das faixas

16/09/2013 15h01

A Prefeitura implementou nesta segunda-feira (16) mais 19 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em todas as regiões da cidade. Ao todo, quase 170 km foram instalados este ano na capital – meta é instalar 220 km até o fim de 2013. Em comemoração à Semana da Mobilidade e ao Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a Rede Nossa São Paulo realizou hoje debate sobre Mobilidade Urbana, no Sesc Consolação, e apresentou dados de uma pesquisa sobre o tema.

“Precisamos reorganizar o trânsito de São Paulo e a implementação das faixas é uma forma de dar valor e regularidade às linhas de ônibus da cidade. Justamente por isso, faixas exclusivas e corredores têm de ser encaradas como um lugar sagrado para os ônibus”, destacou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que participou do debate.

Segundo a pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor da iniciativa. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema, também lançada hoje. De acordo com este levantamento, 88% dos 823 entrevistados aprovam as faixas, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.

“Conseguimos imprimir grande velocidade às faixas. Chegamos a imprimir 48% de incremento da velocidade, superamos a marca de 20 km por hora de média. Então isso mostrou para o morador de São Paulo que ele pode contar com o transporte público. Isso equilibrou o jogo que estava muito desequilibrado a favor do transporte individual motorizado”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, após reunião do Conselho Metropolitano, em São Bernardo do Campo.

A pesquisa da Rede Nossa São Paulo aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro e a poluição. Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 20 e 27 de agosto e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 27% dos entrevistados afirmaram utilizar carro para se locomoverem pela cidade todos os dias ou quase todos os dias. Enquanto 16% dos paulistanos acreditam que a situação do trânsito em São Paulo é boa ou muito boa, 69% a encaram como ruim ou péssima.

Independente do transporte utilizado, cada pessoa gasta, em média, 2 horas e 15 minutos diários para se deslocar pela cidade. O cenário corrobora para a adoção de novas alternativas de transporte. De acordo com a pesquisa, entre a população que utiliza o automóvel como principal meio de transporte, 79% deixaria de utilizá-lo caso houvesse uma boa alternativa de transporte público. Em 2012, esse percentual era de 65%. A nova proporção representa cerca de 21% da população total de paulistanos – cerca de 1,8 milhão de pessoas.

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