Mais de 19 km de novas faixas exclusivas para ônibus são inaugurados nesta segunda-feira

Cerca de 2 milhões de passageiros deverão ser beneficiados. Cidade já atingiu a marca de 169 km de faixas exclusivas instaladas neste ano.

Atualizado às 10h45


O transporte público da capital ganhou mais 19,8 km de novas faixas exclusivas nesta segunda-feira (16). Somados, os novos trechos devem beneficiar mais de dois milhões de passageiros, nas zonas sul, oeste, leste e no centro. As maiores extensões de exclusividade foram instaladas nas avenidas Jacu-Pêssego/ Nova Trabalhadores (6,2 km), Sapopemba (4,4 km) e no eixo das avenidas Regente Feijó, Eduardo Cotching e João XXIII (5 km). 

Para auxiliar a população, equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Sptrans vão acompanhar o desempenho das novas faixas. Com os trechos implantados nesta segunda-feira, a Operação Dá Licença para o Ônibus passa a contar com 169,9 km. A meta da administração municipal é totalizar 220 km até o fim de 2013.

Jacu Pêssego
Na avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, na zona leste, os ônibus passam a ter prioridade de circulação em ambos os sentidos entre a rua São Francisco do Piauí (Estação Dom Bosco da CPTM) e a avenida Ragueb Chohfi, de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 17h às 20h. Pela via circulam 13 linhas de ônibus, com frequência média de 90 ônibus por hora no pico da manhã e 83 ônibus por hora no pico da tarde, transportando aproximadamente 117.657 passageiros por dia útil.

Para sinalizar as mudanças de circulação na avenida, foram instaladas 223 placas de trânsito e 8.477 m² de sinalização horizontal. As regras de estacionamento no local não serão alteradas e a proibição será mantida de forma integral.

Sapopemba
Também na zona leste, a avenida Sapopemba passa a ter mais 4,4 km de faixas exclusivas em ambos os sentidos. Nesta segunda-feira, entrou em operação o segmento entre a av. Frederico Martins da Costa Carvalho e a praça Felisberto Fernandes da Silva. Os ônibus trafegarão com exclusividade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h em direção ao bairro. Para informar os motoristas desta nova fase, foram implantadas 270 placas de trânsito e 4.100 m² de sinalização horizontal.

No total, a avenida Sapopemba passa a ter 9 km de faixa exclusiva. Em 29 de julho, entraram em operação 4,6 km, sendo no sentido Centro, da avenida dos Sertanistas até a praça Felisberto Fernandes da Silva, e no sentido bairro entre a av. Satélite e a rua Veloso de Espinha e entre as ruas Cândido Xavier e Cinira Polônio. Circulam pela via 28 linhas de ônibus municipais, com frequência média de 143 ônibus por hora, transportando por dia útil 241.750 passageiros no sentido centro e 263.761 em direção ao bairro.

Vila Formosa
Na Vila Formosa, o eixo das avenidas Regente Feijó, Eduardo Cotching e João XXIII passou a contar com 5 km de espaço exclusivo para circulação do transporte público. A prioridade para os ônibus valerá de segunda a sexta-feira das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h em direção ao bairro. No total, foram empregadas 183 placas de trânsito e 3.444 m² de sinalização horizontal.

Na av. Regente Feijó, onde circulam 10 linhas de ônibus, são 500 m de faixa exclusiva à direita no sentido centro, entre a rua Antônio Alves Barril e a av. Vereador Abel Ferreira, e no sentido bairro, entre as avenidas Vereador Abel Ferreira e Montemagno. A via recebe em média 78 ônibus por hora no pico da manhã e 64 ônibus por hora no pico da tarde, transportando 84.854 passageiros por dia útil.

Na av. Eduardo Cotching é 1,8 km. No sentido centro a faixa funcionará entre a rua Arapoca e a praça Canárias, entre a praça Comendador Tadashi Nishil e a rua Catuquinha e entre a praça Santo Atanásio e a avenida Montemagno. No sentido bairro, a faixa exclusiva foi implementada entre a avenida Montemagno e a praça Santo Atanásio e entre a rua Catuquinha e a praça Skal. A avenida está no itinerário de 18 linhas de ônibus, que atendem a 186.092 passageiros por dia útil. A frequência média é de 146 ônibus por hora no pico da manhã e 115 ônibus por hora no pico da tarde.

Já na av. João XXIII, a exclusividade foi implantada no sentido centro, entre a avenida Rio das Pedras e a rua Medeiros Furtado e entre a av. Antônio Monograsso e a av. Renata. No sentido bairro, a faixa funciona entre a av. Renata e a rua Nossa Senhora das Dores e entre as ruas Cácio de Moura e Marajoara. Serão beneficiados 122.293 passageiros, que utilizam as 13 linhas de ônibus que passam pela via. São em média de 98 ônibus por hora no pico da manhã e 72 ônibus por hora no pico da tarde.

Pinheiros
Em Pinheiros, zona oeste, a rua Paes Leme ganhou 300 m de faixa exclusiva no sentido centro, entre as ruas Amaro Cavalheiro e Padre Carvalho. A exclusividade ocorre de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. Para sinalizar as mudanças, foram usadas 22 placas de trânsito e 260 m² de sinalização horizontal.

Ipiranga
No bairro do Ipiranga, zona leste, as novas faixas exclusivas foram implantadas no sentido centro das ruas do Manifesto e Tabor, no trecho entre as ruas dos Patriotas e Bom Pastor. A prioridade para os coletivos funcionará das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira. Pelas vias circulam 20 linhas de ônibus no sentido centro, com frequência média de 126 ônibus por hora, transportando 176.795 passageiros por dia útil.

Para possibilitar a operação, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo das vias, com proibição no horário de operação do 1,3 km da faixa exclusiva e ampliação da proibição em período integral. A sinalização das alterações foram feitas por 33 placas de trânsito e 560 m² de sinalização horizontal.

Este é o terceiro trecho da Operação Dá Licença para o Ônibus na região. Em 9 de setembro, foram instalados 900 metros na pista central da avenida Dom Pedro. Em 2 de setembro, a rua Silva Bueno ganhou 2,4 km de exclusividade.

Eixo Norte/Sul
A exclusividade para o transporte coletivo no Eixo Norte/Sul também receberá um complemento. Os ônibus terão exclusividade em 300m da avenida Prof. Ascendino Reis no sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas. A prioridade ocorre entre a avenida Ibirapuera e a rua Ipê, por onde circulam 19 linhas de ônibus municipais, transportando 164.944 passageiros por dia útil.

A medida é auxiliar à segunda etapa de implantação do Eixo Norte/Sul, que entrou em funcionamento em 5 de agosto. No total, o eixo conta com 27,2 km de faixas exclusivas.

Região central
Mais de 600 mil passageiros serão beneficiados com o primeiro trecho da Operação Dá Licença para o Ônibus na Rótula do Centro, instalado na avenida Ipiranga, entre a Praça Alfredo Issa e a Avenida São Luís. A exclusividade tem a extensão de um quilômetro e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. Circulam pela rótula 84 linhas com frequência média de 191 ônibus por hora nos horários de pico.

As linhas que trafegam na região serão redistribuídas e um novo ponto de parada será implantado. Técnicos da SPTrans orientarão os passageiros na região e monitorarão a operação nesta segunda-feira. A sinalização é composta por 30 placas de trânsito e 317 m² de sinalização horizontal.

Veja a lista das linhas e os locais de parada no site da Sptrans.

Vila Prudente

Na Vila Prudente, a rua e viaduto Capitão Pacheco e Chaves ganhou 1,3 km de exclusividade no sentido centro, entre a av. Paes de Barros e a avenida do Estado. A faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Nestas vias circulam 19 linhas de ônibus, com uma frequência de 130 ônibus por hora nos períodos de pico, transportando, aproximadamente, 151.353 passageiros em um dia útil. Para sinalizá-las, foram utilizados 630 m² de sinalização horizontal e implantadas 35 placas de trânsito

Dá Licença para o Ônibus
A cidade de São Paulo atingiu no dia 9 de setembro a marca de 150 quilômetros de faixas exclusivas implantadas desde o início do ano. Em oito meses de gestão, a Prefeitura concluiu a meta inicial de novas vias prevista no Programa de Metas 2013-2016 para os quatro anos de governo.

Mais informações sobre a operação estão disponíveis aqui

Veja os novos trechos:

Av. Sapopemba, zona leste - 4,4 km
Av. Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, zona leste - 6,2 km
Av. Prof. Ascendino Reis, zona sul - 0,3 km
Av. Ipiranga, Centro - 1km
Ruas do Manifesto e Tabor, zona leste - 1,3 km
Rua Paes Leme, zona oeste - 0,3 km
Rua e Viaduto Capitão Pacheco e Chaves, zona leste - 1,3 km
Avenidas Regente Feijó, Eduardo Cotching e João XXIII, zona leste - 5 km

Total
19,8 quilômetros