Agentes de Governo Aberto - 7ª Edição

Oficinas presenciais e virtuais, gratuitas e certificadas, realizada por 25 Agentes de Governo Aberto

 

 

Nesta edição, teremos oficinas de 9 categorias temáticas diferentes:


Categorias

 

 

 

Confira o calendário das oficinas e participe!

 

 

CATEGORIA 1 - Governo aberto


CATEGORIA 2 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


CATEGORIA 3 - Instrumentos de Planejamento Urbano


 

CATEGORIA 4 - Saúde e Assistência Social


CATEGORIA 5 - Estrutura Estatal e Gestão Municipal


CATEGORIA 6 - Governo Aberto nas Escolas

 
(*Oficinas exclusivas para os alunos da rede municipal de ensino)

O Mundo Cria a Escola, A Escola Cria Mundos

Agente:  Camila Aparecida Padilha

Escolas de diversas regiões, recebem e Todos os dias da semana de manhã, segunda convivem diariamente com uma parte da população, que está em processo constante de troca e produção de conhecimento, com demandas específicas e potencias que fazem parte da construção direta da sociedade. Junto disso, percebe-se a necessidade de espaços mais acolhedores de diálogo, escuta e percepção. A oficina, nesse sentido, possui enfoque na participação e colaboração, visando construir um desenho coletivo da construção de políticas públicas.

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: INTELIGÊNCIA EMOCIONALE ASSERTIVIDADE NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Agente: Marina de Martino Roberto

Esta oficina pretende sensibilizar os  , segundas  participantes para a importância da comunicação e gestão  emocional na construção de ambientes de aprendizagem seguros  e acolhedores. As atividades estimulam a expressão assertiva,  empatia, afetividade, fortalecimento de vínculos, bem como a  elaboração de soluções e tomadas de decisão de forma  cooperativa, promovendo valores como inclusão, diversidade,  descentralização e colaboração nos ambientes escolares.

DO IMPRESSO AO SECRETO: FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA  DAS URNAS ELETRÔNICAS NO NOSSO SISTEMA ELEITORAL

Agente: Pedro dos Santos  Oliveira

Segurança e confiabilidade foram temas amplamente debatidos em relação às urnas eletrônicas, mas você sabe como elas funcionam? Saiba o porquê e como esses aparelhos garantem a lisura do nosso processo eleitoral. A oficina tem por objetivo ampliar e consolidar a crença nas instituições democráticas e no processo eleitoral, garantindo ao cidadão intimidade com o sistema que lhe confere sua representatividade, além de prevenir a proliferação de desinformações.

MELHORANDO A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA  ESCUTA DOS ALUNOS

Agente: Carolina Aurélio  Borges

Uma alimentação escolar boa para todos começa quando todos são ouvidos. Nesta oficina, vamos conversar sobre como podemos fazer a alimentação escolar ser mais atrativa para os alunos. Venha conhecer os valores, os contratos, como reclamar e pedir alteração na merenda. Na oficina serão expostos dados abertos (Prato Aberto e SP 156) sobre a alimentação escolar, incentivando a participação e controle social dos alunos acerca do tema.

CATEGORIA 7 - Caixa de Ferramentas para Conselheiros


 

CATEGORIA 8 - Segurança Urbana e Cidadania

 

CATEGORIA 9 - Orçamento Público, Cidadania e Estrutura Fiscal no Brasil e no Município

 

Como participar do Orçamento Cidadão

Agente: Pablo Vinicius Paternostro

Na plataforma Participe+ ocorrem discussões e formulação de políticas públicas municipais do Orçamento Cidadão. A oficina estimula a elaboração de propostas viáveis e a divulgação da respectiva eleição.