Milhares de pessoas brincaram carnaval nas ruas da Vila Mariana

Aproveite, veja a programação e venha pular nos dias 13 e 14

Puxado pelos blocos, o pré-carnaval paulistano já começou no território da Subprefeitura Vila Mariana no último final de semana, e atraiu, em alguns casos, multidões.

No sábado desfilaram os blocos Bicho Maluco Beleza, Grande Família, Unidos da Ressaca do Diabo, Turma do Funil e Manga Rosa, no domingo, Monobloco e Amigos da Vila Mariana.

No dia 30, das 11h às 16 h, o grande bloco foi o Bicho Maluco Beleza, iniciou seu cortejo pela avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao portão 10 do Parque do Ibirapuera. A estimativa do número de participantes segundo a GCM – Guarda Civil Metropolitana, foi de 15 mil pessoas ao meio dia. O maior bloco desfilou no dia 31, o Monobloco, que saiu do mesmo local com mais de 40 mil foliões.

Estrutura de apoio

O subprefeito e seu gabinete estiveram nos locais dos desfiles para fazer a gestão pública e dar suporte à atuação das várias secretarias que participaram da organização. A GCM - Guarda Civil Metropolitana reforçou a segurança do local, e contou com o apoio da Polícia Militar e da segurança privada dos próprios blocos, que revistava os participantes para evitar que entrassem com materiais considerados potencialmente perigosos para esse tipo de evento. As equipes de limpeza atuaram para reduzir os resíduos durante a festividade e efetuar a limpeza total logo após a dispersão. Os ambulantes que não foram cadastrados eram abordados pela fiscalização da subprefeitura que ficou de prontidão durante o desfile. Os banheiros químicos estavam situados em vários pontos do desfile e as ambulâncias distribuídas estrategicamente para qualquer emergência. As secretarias da Cultura, do Turismo e da Coordenação das Subprefeituras colaboraram e apoiaram o governo local.

Perfil do folião

O Observatório de Turismo da SPTuris entrevistou este público para conhecer o perfil dos foliões e sua opinião sobre a estrutura organizada para este ano. O estudo mostra que quase todo o público (98%) é formado por pessoas que moram em São Paulo e que a ampla maioria (78%) escolheu ficar na cidade para curtir a festa. O perfil aponta também para uma maioria de mulheres (66%) e para uma faixa etária diversificada: os foliões de 18 a 24 anos são 21%, aqueles com 25 a 29 anos são 27% e o público de 30 a 39 anos são 32% da festa, enquanto as pessoas com 40 a 60 anos ou mais somam 21%.

Outra novidade desta pesquisa é que uma parcela grande do público (64%) se animou a participar do carnaval de rua pela primeira vez em 2016. Quase todos os entrevistados (99%) opinam que a Prefeitura deve continuar apoiando a festa, cujo crescimento foi apontado por 80% dos participantes do estudo. O levantamento entrevistou 1259 pessoas durante todo o fim de semana.

Ainda dá tempo de participar, por que até dia 14 de fevereiro desfilarão mais dez blocos pela região. Escolha o bloco na programação abaixo e venha se divertir. 

Amoribunda Avenida engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi, Rua Pedra Azul 6/2 13h 16h
Afosé Oba Inã Rua Ouvidor Peleja, Rua Joel Jorge de Melo, Rua Padre Machado, Rua Santo Irineu, Rua Ouvidor Peleja, Rua Jureia, Rua Padre Machado 6/2 15h 20h
Bloco do Pé-dal Praça Noé de Azevedo: Entre Lins de Vasconcelos e Praça Teodoro de Carvalho 6 e 7/2 17h 20h
BLOCON Rua Vergueiro, fazendo a volta na Praça Teodoro de Carvalho e na Rua Joaquim Távora 6/2 12h 20h
Bloco dos Invertidos Rua Ouvidor Peleja, Rua Santo Irineu, Rua Padre Machado 606 9/2 15h 20h
CaraViva Rua Diogo de Faria do 386 ao 1338 13/2 16h 19h
Enterro dos Ossos Lins, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Cruz, Vergueiro, Praça comunitária Vila Mariana 13/2 13h 19h30
Bloco do Descubra Largo Senador Raul Cardoso altura do nº 26 até Praça Kenichi Nakagawa (Largo Senador Raul Cardoso esquina com Rua Capitão Macedo) 13/2 11h 18h
Rabusuju Rua Luis Goes, rua 1 de janeiro, rua 11 de junho e rua Napoleão de barros 13/2 12h30 20h
Bloco Ala Confraternidade Alameda dos Anapurus, Av. Jurema (direita), Alameda dos Aicás (direita), Av. dos Imarés (direita), Alameda dos Anapurus (direita), retornando ao ponto de concentração. 14/2 13h 20h