Subprefeitura Vila Mariana programa inspeção nas galerias dos principais córregos da região

A iniciativa local vem ao encontro da Operação Chuvas de Verão

Com a chegada dos meses chuvosos, no período de novembro até meados de abril, começa a atividade da “Operação Chuvas de Verão”. Durante estes meses, o trabalho da Subprefeitura Vila Mariana é focado no acompanhamento e redução dos efeitos dos temporais típicos do verão paulistano, que costumam provocar complicações como alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e córregos, entre outros problemas já conhecidos na cidade.

Em decorrência da chuvas, os estados de criticidade, em função da sua gravidade têm nomes diferentes:

Observação: É um estado contínuo, que se mantém enquanto a condição do tempo permanece sem mudanças significativas (ex.: dias ensolarados, tempo seco ou chuvas fracas);
Atenção: Considera as chuvas que possuem potencial para a formação de alagamentos (precipitação intermitente ou contínua e/ou moderada à forte);
Alerta: Estado deflagrado após a confirmação do transbordamento de córregos e rios;
Alerta máximo: Ocasião em que é constatado estado de calamidade pública, o qual depende de intervenção das esferas estadual e federal.

Ampliando o trabalho de prevenção

A Subprefeitura Vila Mariana, além de ter participado de todas as reuniões de preparação e treinamento da sua equipe programadas pela Prefeitura, aprofunda seus conhecimentos na região para fortalecer sua capacidade técnica e inicia a inspeção de três dos principais córregos da região: Uberabinha, Paraguai/Éguas e Sapateiro. O objetivo é verificar as condições de limpeza, manutenção e escoamento dessas importantes galerias.
A coordenação desse trabalho de campo foi da Defesa Civil da Subprefeitura Vila Mariana com apoio da CONDEC - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, também estiveram presentes os representantes da Sabesp e um conselheiro do Conselho Participativo Vila Mariana.
A primeira inspeção foi no trecho final da galeria do córrego Uberabinha entre a rua Gaivota e avenida Hélio Pelegrino, com aproxidamente 700 metros.
Nesta semana a equipe inspecionará a galeria do córrego Paraguai/Éguas no trecho sob a Praça Juca Mulato e na outra semana a galeria do corrégo do Sapateiro.