Parque São Rafael comemora 57 anos, com festa no CDC

É o distrito que mais tem habitantes por metro quadrado e o segundo mais populoso dos três que compõem a Subprefeitura São Mateus.

A festa de comemoração será realizada no sábado (31/08), no CDC – Clube da Comunidade, localizado na Rua Frei Mateus Assunção, 292 – Jardim Rodolfo Pirani. Haverá atividades de ginástica para a terceira idade, capoeira, shows musicais, incluindo uma banda gospel, competições de futsal, basquete e dança de capoeira.

A Subprefeitura vai realizar ações de zeladoria na área e entorno do CDC, que é municipal, tais como remoção de entulho, conserto em instalações do banheiro, poda de árvores, pintura de bancos de cimento e equipamentos de lazer para as crianças e limpeza em geral. A ONG Rosa Mulher distribuirá folhetos e dará orientações sobre prevenção do câncer de mama.

A Supervisão de Saúde de São Mateus vai realizar prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e HIV. O Colégio Magalhães fornecerá uma cama elástica, para a criançada se divertir.

Essa é a terceira edição do Bairro da Gente que a Subprefeitura São Mateus realiza, a cada último sábado do mês, sempre em um local diferente, para atender a um número significativo de pessoas. A primeira edição foi na Praça Cataguarino, no Jardim IV Centenário, no dia 29 de junho, a segunda na Praça do Boa Esperança, em 27 de julho.

História

O Parque São Rafael começou a ser formado em agosto de 1962, com a abertura do loteamento numa parte da área da antiga Fazenda da Juta. Os terrenos foram vendidos muito rápido, principalmente para migrantes chegados de outras regiões, em busca de trabalho nas indústrias da região do Grande ABC.

Para incentivar a venda de lotes sem qualquer infraestrutura que hoje é exigida, como rede de água e esgoto, asfalto e iluminação, os loteadores doavam tijolos e telhas aos compradores.

Na década de 1970, moradores de uma favela na rua Vergueiro, na Vila Mariana, onde hoje está o bairro de alto padrão Chácara Klabin, foram deslocados para o Parque São Rafael, acelerando o desenvolvimento do distrito.

Serviço Bairro da Gente – Aniversário do Parque São Rafael
Local: CDC Parque São Rafael
Endereço: Rua Frei Mateus Assunção, 292 – Jardim Rodolfo Pirani
Horário: das 9h às 17h

Convite para a festa de aniversário de São Rafael, com descrição do dia, hora, local. Na arte, uma imagem estilizada do Monotrilho. ,