Prefeitura no Bairro volta a São Mateus

Programa apresenta mais resultados expressivos em nova passagem pelo município

 

O programa Prefeitura no Bairro aconteceu mais uma vez em São Mateus, desta vez nos bairros Vila Carrão, Conquista e Vila Bela. A iniciativa propôs uma semana especial, do dia 13 ao 17, na qual prestou diversos serviços à população.

Na abertura do programa, estiveram presentes membros do governo local, secretários, ONGs, associações e representantes do legislativo, além dos artistas da região, que fizeram apresentações de música, leitura de poesia e outras manifestações artísticas. A ação aconteceu na Travessa Terra Tombada (Vila Bela). No local, foram instaladas diversas tendas, que contavam com equipamento cedido pelo governo local e as secretarias. Cada tenda era responsável por serviços de zeladoria e políticas públicas.

A coordenadoria da saúde prestou serviços como testes de DSTs e diabete, orientação sobre saúde bucal, aferição de pressão e visitas aos moradores da região feitas pela associação Saúde da Família, além dos atendimentos de zoonoses, que apresentou resultados de vacinação de animais bastante expressivos.

Já a coordenadoria de educação explicou a utilidade dos equipamentos presentes no bairro e como funcionam. A supervisão de habitação trabalhou na orientação sobre moradias e realizou o cadastro de famílias no projeto Cohab “Minha casa, minha vida”.

No setor de esporte, orientadores destacaram a importância da prática de exercícios físicos e também realizaram as inscrições para a Caminhada da Família, que aconteceu no último dia 17. A praça de atendimento fez sua parte através do registro das demandas dos munícipes e os auxiliando. A coordenadoria de obra e projeto agiu realizando serviços de manutenção: tapa-buraco, reforma de calçada, limpeza mecânica e manual de córregos, limpezas de boca de lobo e pontos viciados de entulho, cata-bagulho, capinação e raspagem de guias e sarjetas, capinação de áreas municipais e praças e pintura de guias.
 

 

O setor de gestão ambiental distribuiu mudas de árvores e orientou sobre a importância da flora. A Assistência Social, por sua vez, fez a orientação e cadastro das famílias mais vulneráveis. A supervisão de cultura realizou seu trabalho destacando a cultura regional, apresentou projetos de artistas locais, com músicos da região garantindo o espetáculo. Os trabalhos do Conselho Tutelar e do Conselho Gestor se deram por meio da orientação de famílias e encaminhamento dos casos aos setores competentes. A GCM atuou com o projeto de desarmamento e fez a segurança do local.

Os servidores da Secretaria do Trabalho trouxeram os atendimentos do CAT mais próximos às populações carentes de São Mateus. A Ilume, serviço de iluminação pública, também fez sua parte ouvindo os moradores da região e atendendo às suas demandas.

Não parando por aí, a Secretaria da Mulher atuou fortemente, através de orientações e na realização de seus trabalhos em prol das mulheres. CET e SPTrans ambos desempenharam papel de muita importância no que diz respeito ao transporte público e tráfego, sempre atentos às demandas.
 

Por fim, no último dia 16, o prefeito, junto à vice-prefeita e secretários, visitou o programa. Também estavam presentes o governo local, ONGs, associações e a sociedade civil, resultando em um grande encontro. O prefeito ouviu os moradores, os comerciantes e os empresários da região, se comprometendo a buscar soluções às demandas.

No encerramento do programa, houve a Caminhada da Família, show com músicas regionais, danças e muitas outras apresentações.