Saiba como foi o encontro do “Mês Amigo do Idoso” em São Mateus

O seminário destacou diversos pontos importantes sobre a vida do idoso no bairro

A Subprefeitura São Mateus, a Coordenadoria de Saúde e o Fórum do Idoso, promoveram um debate sobre a vida do idoso na região, uma vez preocupados com o crescimento dessa faixa etária nos distritos São Mateus, Pq. São Rafael e Iguatemi.

Segundo pesquisas, São Mateus já ocupa o 1º lugar em maior população de idosos em um distrito, já o Pq. São Rafael e o Iguatemi enfrentam problemas. Por serem bairros com reservas de terras ociosas e sofrerem com o crescimento das ocupações e loteamentos clandestinos, deixam aparente a falta de políticas públicas. Logo, se torna preocupante a presença de idosos nos locais, sendo essa uma problemática discutida pelo fórum há anos.

O seminário proposto pelo Fórum do Idoso aconteceu no Anfiteatro da Subprefeitura e focou em temas como a saúde do idoso e a prática de exercícios físicos. O idoso vem se mostrando cada vez mais apto à prática de exercícios, sendo esse um dos fatores que eleva sua qualidade de vida e o torna mais saudável.

Em relação às políticas públicas, foi analisado que novas alternativas deverão ser buscadas para a ocupação de idosos em algumas regiões. E, de acordo com especialistas, a nova classe de idosos quer inovação, principalmente na questão de vivência, discutem até mesmo a criação de uma nova entidade que cuide do idoso.

A teoria do “uso e não uso” também foi discutida. Segundo ela, o “não uso” causa atrofiamento e por isso o idoso está em busca de atividades diferentes que estimulem o “uso”. A prática de esportes, aulas de dança, uma nova alimentação, entre outras mudanças, são as alternativas de pessoas da terceira idade para que possam sair da zona de conforto.

A subprefeitura São Mateus segue promovendo debates e encontros que discutam a qualidade de vida da população, sempre a fim de oferecer o melhor para o munícipe e o dando voz ativa na discussão.