São Mateus recebe ‘Saúde em Movimento’

Secretário municipal de Saúde visitou unidades de saúde, vistoriou obras e dialogou com usuários e servidores

Usuários e trabalhadores dos serviços de saúde de São Mateus receberam, na quarta-feira (02/09), a visita do secretário municipal de Saúde. Por mais de três horas ele dialogou com servidores, acolheu reivindicações e esclareceu dúvidas de usuários da UBS 9 de Julho, UBS/AMA Jardim Laranjeiras – em processo de transformação para UBS Integral –, vistoriou o andamento das obras do futuro Hospital Dia São Mateus – Rede Hora Certa, e a reforma da UBS Jardim Tietê II, na ação Saúde em Movimento.
Na futura unidade do Hospital Dia, o secretário conheceu as dependências do serviço, que segue atendendo como AMA Especialidades Jardim Tietê II mas, até o final do ano, deverá realizar os demais serviços da Rede Hora Certa. Construído na antiga área do estacionamento da UBS/ AMA Especialidades Tietê II, o Hospital Dia São Mateus tem dez consultórios médicos, centros cirúrgicos e cinco leitos de recuperação pós-anestésica, onde poderão ser realizados até 20 procedimentos ao dia. Há ainda nove salas para exames, sala de serviço social, coleta, emergência e medicação, entre outras dependências com acessibilidade.

Atendimento aprimorado
Em seguida, o secretário foi à UBS/AMA Jardim das Laranjeiras, onde estão sendo integrados os serviços de AMA e UBS para aprimorar o atendimento à população.
O secretário conversou com usuários que retiravam medicamentos na farmácia, vistoriou o prédio recém-reformado e esclareceu dúvidas de dezenas de usuários.
Ele salientou que o processo de integração colocará fim à separação de serviços como AMA e UBS, otimizando recursos humanos e possibilitando maior acesso. A integração dos serviços, segundo o supervisor de saúde São Mateus, possibilitará que, futuramente, sejam implementadas equipes da Estratégia Saúde da Família e o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI).

Exames ofertados
Na UBS 9 de Julho, a gerente do serviço fez questão de apresentar toda equipe ao secretário e, principalmente, às equipes de agentes comunitárias de saúde (ACS). As trabalhadoras fizeram questionamentos sobre a transição provenientes do chamamento público. As questões foram respondidas também pela coordenadora de Saúde Leste. “Haverá esse momento de apresentação da OSS Fundação ABC, que irá assumir a parceria na gestão do serviço”.
A maratona de visitas em São Mateus terminou no prédio da STS São Mateus. Lá, o secretário conversou com trabalhadores e tomou conhecimento do funcionamento da equipe. Ele atentou ainda a ponderações das áreas de saúde mental, SUVIS, saúde do idoso e reforçou a importância do apoio institucional para acompanhamento dos serviços e fortalecimento da atenção básica.