Descarte irregular de entulho

Saiba como colaborar com a subprefeitura quanto ao descarte de entulho

O descarte de lixo e entulho em vias públicas é cada vez mais frequente, o ato, considerado crime ambiental, pode levar à multa de até R$ 15 mil (Lei – 13479/01) [15244/10]. As subprefeituras assumem o dever de fiscalização permanente contra entulho, se responsabilizando pela limpeza dos pontos de descarte irregular e ainda vistoria a limpeza de terrenos.

A subprefeitura São Mateus realiza, semanalmente, a Operação Cata Bagulho. Agentes da subprefeitura visitam as ruas que serão beneficiadas e orientam a população para deixar sob as calçadas, no fim de semana, móveis e eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras, pneus e demais objetos. No dia combinado, um caminhão passa recolhendo os materiais e os leva até o local de descarte regular.

Além disso, a Prefeitura tem 36 ecopontos espalhados pela capital paulista. Cada munícipe pode deixar nos ecopontos até um metro cúbico de entulho por dia (corresponde a uma caixa d'água de mil litros), além de grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

São Mateus tem dois ecopontos para a entrega voluntária de entulho. Um está localizado na rua Padre Luís de Siqueira com a av. Rodolfo Pirani e o outro na rua Francisco de Melo Palheta com a rua Morro do Frade.

Entulho jogado nas ruas é altamente prejudicial, uma vez que contribui para novos pontos de alagamento, deteriora as calçadas e impede a passagem dos pedestres. É dever do cidadão estar ciente destes malefícios e não contribuir com o descarte irregular de entulho. O munícipe também pode denunciar quem realiza a infração, ligando para a Central 156 ou dirigindo-se à praça de atendimento da subprefeitura.

Uma vez gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, o entulho tem gerado sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação. Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Serviços (SES), está aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais. Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado 06:00 às 22:00 Domingo e Feriado 06:00 às 18:00.