A subprefeitura São Mateus comemora a passagem do Prefeitura no Bairro

Graças ao programa, os bairros Jardim Recanto Verde do Sol, Jardim Limoeiro I e II, Jardim Alto Alegre e Jardim Arantes, mudaram para melhor

Durante 15 dias o programa Prefeitura no Bairro esteve presente na Praça Oslei Francisco Borges (3ª Divisão) atendendo as demandas dos munícipes. A ação integrada, que ocorreu entre os dias 27/05 a 09/05, trouxe ao bairro serviços voltados à população, além de intervenções de zeladoria e políticas públicas para o bairro.

Todas as secretarias municipais estiveram envolvidas e intensificaram serviços como limpeza de córregos, bocas de lobo, operações Cata Bagulho e Tapa Buraco, além de podas de árvores e manutenções de praças e parques. A região também recebeu ações de desratização, melhorias na iluminação pública, limpeza de pontos de descarte irregular de entulhos e instalação de novas sinalizações de trânsito. Alem da implantação da ciclovia na Avenida Bento Guelfi.

Presença do Prefeito

Durante a visita do prefeito à ação “Prefeitura no Bairro”, em 30 de abril, à Praça Oslei e na Paróquia Santíssima Trindade, o movimento de moradia do Pinheirinho o questionou sobre o atraso na execução de urbanização da área, como justificativa ele falou sobre a burocracia das leis que impede os avanços na execução de obras no local.

O projeto visa beneficiar moradores da região, não só com moradias, mas também com infraestrutura e equipamentos que preenchem os requisitos da legislação.

Os resultados do programa foram expressivos:
200 visitantes na tenda para orientações de Zoonoses; 445 aplicações de vacinas para animais; 1000 visitas ao Ônibus Biblioteca; o Ônibus CET recebeu 92 solicitações e 500 atendimentos de Informações Gerais; 683 atendimentos no Ônibus MEI/CAT; 80 pedidos para o ILUME; 480 pedidos de CARTÃO SUS; 24 atendimentos na Ouvidoria da Saúde; 300 atendimentos da Assistência Social; 250 pessoas receberam orientações sobre DST/AIDs; Teste Turberculose feito por 105 pessoas; busca de Sintomático Respiratório (ação de prevenção à Tuberculose) em 105 pessoas; Teste Rápido HIV em 70 pessoas; distribuição de 20000 preservativos masculino e 1000 femininos; 100 sachês de Gel lubrificante distribuídos; orientações para Meio Ambiente com 380 mudas entregues; plantio de 970 mudas ornamentais.

Prevenção – Combate à Dengue
Um total de 3000 pessoas receberam orientações sobre a doença por parte da Ação Educativa. Foram visitados 1967 domicílios e 1221 residências foram vistoriadas, além da carreata com aproximadamente 20 carros decorados com temas de combate à dengue em comitiva, percorrendo algumas áreas de São Mateus. Houve, também, panfletagem na Av. Bento Guelfi na altura do número 3200, com 1400 pessoas abordadas, e entrega de 240 toucas de caixa d’água.

Zeladoria e Manutenção
Em duas semanas de ação a equipe de manutenção da subprefeitura nos bairros Jardim Recanto Verde do Sol, Jardim Limoeiro I e II, Jardim Alto Alegre e Jardim Arantes somou 67,8 toneladas em Cata Bagulho, resultando no peso geral de 318,0 toneladas, e 250 unidades de bueiros e bocas de lobo limpas. Com uma mão de obra de 800 trabalhadores e 150 veículos/caminhões/outros.

Todas essas ações, de forma integrada, possibilitaram que o projeto Prefeitura no Bairro atingisse grandes resultados, como a solução imediata de demandas locais e ampliação da presença da Prefeitura em territórios carentes e distantes.