Bairro da Gente/Outubro Rosa leva alegria ao Largo de São Mateus

Cerca de 500 pessoas passaram pela praça

Mulheres do grupo Afromix dançam em apresentação.

Foi um sábado de sol, de boas radiações de energia e muita alegria, principalmente para as cerca de 250 pessoas que iniciaram a quinta edição do Bairro da Gente/Outubro Rosa, com uma caminhada de dois quilômetros, da Rua Doutor José Cioffi, 494 até a Praça Felisberto Fernandes da Silva, nosso conhecido Largo de São Mateus. Um carro de som estilizado acompanhou a marcha, com músicas alegres e ritmo de balanço, para contagiar os participantes. A presidente da Ong Rosa Mulher, Beatriz Helena Dobke Sakano, esteve o tempo todo à frente do grupo, incentivando as mulheres na luta contra o câncer de mama.

A caminhada seguiu pela Avenida Mateo Bei, por uma faixa de tráfego isolada por policiais em três motocicletas, equipes da CET orientavam o trânsito. Desde às 8h30, comandando as equipes da Subprefeitura São Mateus e dos parceiros que montavam as tendas na Praça Felisberto, o subprefeito Roberto Bernal se integrou à caminhada no final. Disse que a luta das voluntárias da Rosa Mulher é um importante instrumento de conscientização para a prevenção do câncer de mama. “Decidimos unir o Bairro da Gente com esse evento, que vem se tornando um marco em São Mateus. Juntamos nossas forças, para o bem comum. Fico feliz com esse resultado”, declarou o subprefeito.

Crianças fazem apresentação de capoeira.

Cerca de 500 pessoas passaram pela Praça Felisberto, entre 9h e 15h, para ver grupos como o de dança rítmica Afromix e o de Libras e de capoeira da Ong Primeiro Passo. Enquanto os adultos transitavam pelas tendas de atendimento e viam as apresentações, as crianças se divertiam em duas camas elásticas levadas pela Escola Magalhães e Colégio Souza Gouveia. Uma média de 35 brincou em cada uma delas. Por haver dois pula pula, a responsável por uma delas, Fátima Magalhães, ficou com as crianças menores, para garantir a tranquilidade e segurança.

Público acompanha explicação de primeiros socorros.

O grupo Bombeiros Unidos Sem Fronteiras fez a sua tradicional apresentação de cães amestrados e de atendimento de primeiros socorros para pessoas que estão enfartando. A Prefeitura de São Paulo, através da Subprefeitura São Mateus executou ações de zeladoria na Praça Felisberto. Podou a grama, pintou bancos de concreto, guias e postes, realizou limpeza e varrição no entorno.
Uma equipe da Guarda Civil Ambiental, chefiada pela GCM Iaralice, deu apoio ao Bairro da Gente, junto com os policiais da Base Comunitária instalada na própria Praça Felisberto Fernandes da Silva.

Funcionário finaliza pintura em mesa de praça.

Nas tendas de atendimento, destaque para a Unidade de Vigilância em Saúde, com a exposição de animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver em nosso ambiente, mas são indesejáveis, como rato e escorpiões). Cerca de 50 pessoas passaram por lá, para receber orientações e retirar folhetos explicativos. No espaço da Sabesp, além de servir água potável, os atendentes orientaram sobre ligações e renegociação de dívidas.

A presidente da Ong Cemais, Sueli Rodrigues, levou para a Praça 150 mudas de rosinha do sol, uma planta de fácil reprodução e que é comestível, para doação às mulheres que participaram da caminhada e a quem estivesse participando do Bairro da Gente. O estoque terminou rápido. “Aproveitei para convidar todos a participar da nossa feira de produtos orgânicos, em nossa horta comunitária, em frente ao Conjunto Santa Bárbara, na Praça da Rua Gêmeos, amanhã (domingo)”, disse Sueli.

Escoteiros orientam subprefeito e integrante do Rosa Mulher no hasteamento de bandeiras.

Para dar um caráter cívico ao Bairro da Gente/Outubro Rosa, houve o hasteamento das bandeiras Nacional, de São Paulo e de São Mateus, com supervisão do grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul e em seguida a execução do Hino Nacional. O apresentador da cerimônia, Walter Marques, lembrou que o nosso hino fala de belezas naturais, de paz e igualdade, enquanto que o de muitos países canta as vitórias em guerras e sofrimento.