Missa em memória aos 70 anos do Massacre de Hiroshima e Nagasaki

Neste Domingo, 16 de agosto, será celebrada na Paróquia de São João uma cerimônia em memória as vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

 Durante a Cerimônia, o Coral Paulistano Mario de Andrade, representados pelo contratenor Helder Savir da Camerata Paulistana, será apresentado a obra "Stabat Mater" de Vivaldi, que é trilha sonora do aclamado filme "Rapsódia em Agosto", de Akira Kurosawa, que será acompanhado pelo regente convidado Luiz Guilherme Godoy.


Sobre o bombardeio ao Japão

O bombardeamento das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pode ser considerado o maior atentado terrorista da história da humanidade, já que o objetivo do governo e do exército dos Estados Unidos era aterrorizar a população japonesa e, assim, evitar uma invasão ao país para por fim à guerra.

Em 06 de agosto de 1945, um bombardeiro B-29, despejou uma bomba de urânio sobre a cidade de Hiroshima, que explodiu a 570 metros do solo. Formou-se uma imensa bola de fogo no céu com uma temperatura de 300 mil graus Celsius, gerando uma imensa nuvem de fumaça na forma de cogumelo, que alcançou mais de 18 km de altura. Estimativas indicam que mais de 140 mil pessoas tenham morrido.

Três dias depois um novo alvo foi atingido. Sobre a cidade de Nagasaki, outro bombardeiro B-29, despejou uma bomba de plutônio mais forte que a que havia explodido sobre Hiroshima. A topografia de Nagasaki, localizada entre montanhas, impediu uma maior irradiação dos efeitos da bomba. Entretanto, mas de 40 mil pessoas morreram. Além das mortes em decorrência da ação direta das duas bombas, dezenas de milhares morreram posteriormente em decorrência da radiação.

Explosões de Hiroshima e Nagasaki mais do que por razões de estratégia militar foram impulsionadas por interesses corporativos do complexo industrial militar dos Estados Unidos, especialmente armamentos, que têm entrada permanente na Casa Branca. A corrida armamentista (nuclear, convencional e espaço), cujo orçamento ultrapassou um trilhão de dólares, teve seu ponto de partida em Hiroshima e Nagasaki. Os bombardeios não foram lançados para “evitar mais mortes”, para não precipitar a “rendição” do Japão foram lançados para iniciar a corrida armamentista (e, consequentemente, o aumento sideral na taxa de lucros das empresas do complexo industrial militar que financiou o projeto de bombardeio), e lançar um aviso ao mundo.

Informações:
Missa em memória aos 70 anos do Massacre de Hiroshima e Nagasaki
Dia 16 de Agosto de 2015
09:00 Missa em japonês
10:30 Missa em Português
11:30 Ato em memória às vitimas

Local:
Paróquia de São João - IEAB
Rua Coropés, 108, Pinheiros