Regularização fundiária e saúde foram destaques na sessão da Câmara no Seu Bairro em Perus

Mais de 500 pessoas compareceram ao evento para apresentarem aos vereadores as principais demandas dos distritos de Perus e Anhanguera

A 16º Sessão Pública do programa Câmara no Seu Bairro reuniu aproximadamente 500 pessoas no CEU Perus, para discutir junto aos vereadores as principais demandas dos distritos de Anhanguera e Perus. Entre as principais reivindicações dos moradores, a regularização fundiária dos bairros foi destaque, tendo em vista que 70 por cento do território é formado por loteamentos irregulares, o que dificulta a implementação de novos equipamentos públicos e realização de obras de infra-estrutura.

Para Sebastião Bezerra, morador e liderança dos movimentos de moradia da região, a regularização das moradias em alguns bairros, como Recanto do Paraíso e Jardim da Conquista, em Perus, e Monte Belo e Vila dos Palmares, no Anhanguera, podem mudar a vida dos munícipes. “São bairros que necessitam regularização técnica fundiária para trazer mais dignidade às habitações e proporcionar o acesso à educação e saúde publica a essa população tão sofrida”, afirmou.

Em relação à saúde pública, a assistente social Monica Costa Silva falou aos vereadores sobre a situação que os moradores se encontram e a necessidade de investimentos. “Nós não temos hospital nem de pequeno porte, temos poucas UBS’s (Unidade Básica de Saúde), duas AMA’s (Assistência Médica Ambulatorial) para atender os dois distritos. Temos um Pronto Socorro que está sucateado pelo volume de pessoas para atender. As rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera ao entorno trazem pessoas de fora para serem atendidas, principalmente quando tem acidentes próximos. Então, precisamos de muita coisa na área da saúde, que o projeto das duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) saia do papel, de mais UBS e ampliar as que já existem”, solicitou.

De acordo com o secretário municipal de Relações Governamentais, que esteve presente ao evento, os esforços da Prefeitura e investimentos na saúde da região tem sido meta na atual gestão. “As áreas das duas UBS’s que precisamos construir já estão em processo. Já há licenciamento para começar a obra ainda este ano. Uma delas está esperando a desapropriação pela SP TRANS. Queremos ter uma UPA 24 horas estruturada nos dois distritos, e temos o Hospital da Brasilândia que pode atender a esta população também”, informou.

Foram 128 munícipes inscritos para o uso da fala. Trinta foram sorteados para usar a tribuna e a maioria sinalizou também para as carências na saúde, emprego e cultura. O conselheiro participativo municipal Paulinho Rodrigues, acredita que a regularização fundiária resolveria em grande parte as questões de moradia e emprego. “Temos uma década perdida, onde não tivemos nenhuma empresa se instalando aqui. Precisamos de emprego mais próximo para o desenvolvimento. Isso vai melhorar a questão da saúde e transporte também”, destacou.

O coordenador de projetos culturais José Soró lembrou na tribuna a luta dos moradores e movimentos pela criação de uma Casa de Cultura na região. “Existe uma fábrica de cimento tombada há 30 anos que está lá abandonada porque não foi desapropriada, e nossa reivindicação é que ela se torne um mega centro cultural de memória e lazer. Além de instrumento de conhecimento, como uma universidade colaborativa. Acreditamos que este tipo de economia não degradante pode trazer impacto positivo para a região”, afirmou.

Para o subprefeito de Perus, é muito importante a realização de um evento desse porte da Câmara no Seu Bairro, pois, é uma forma da população local se organizar em prol de suas necessidades e levar ao conhecimento dos parlamentares. “Precisamos de uma atenção maior do poder público, pois estamos muito longe das oportunidades”, declarou.


Cesar Gonçalves