Mais de 105 mil pessoas comemoram a vitória do Brasil pelas ruas de São Paulo

Fifa Fan Fest reuniu 25 mil pessoas e outras 10 mil foram para exibições públicas nos bairros. Concentração na Vila Madalena chegou a 70 mil

Mais de 105 mil pessoas se reuniram nas exibições públicas e ruas de São Paulo nesta sexta-feira (4) para assistir o jogo entre Brasil e Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. A Fifa Fan Fest no Vale do Anhangabaú mais uma vez recebeu público de 25 mil pessoas, capacidade máxima. Quase 10 mil pessoas compareceram às exibições públicas pela cidade. Na zona norte, em Perus, 4,2 mil torcedores acompanharam o jogo pelo telão instalado pela Prefeitura na Praça do Samba. Outros 2,5 mil estiveram na Praça do Campo Limpo, zona sul, e 3 mil foram à exibição do jogo em São Miguel, na zona leste. Na Vila Madalena, a Polícia Militar estima que cerca de 70 mil pessoas se reuniram pelas ruas do bairro.


Na Fifa Fan Fest, o público começou a tomar conta do espaço desde cedo, antes mesmo das 12h, e por volta das 16h, uma hora antes da partida, os portões foram fechados, porque a capacidade máxima do local foi atingida. Apesar da maioria absoluta de torcedores brasileiros, o clima era de confraternização com os poucos colombianos que estavam no Vale do Anhangabaú. Os torcedores cantaram juntos com um show de pagode até o início do jogo. “A Copa do Mundo é a festa de todos. O povo brasileiro é muito amigo e mesmo sendo adversários, brincam e festejam com a gente o tempo todo. Com a Colômbia fora, minha torcida é pelo Brasil. Estou aqui desde 8 de junho e já sou metade brasileiro”, afirmou o colombiano de Medelín, Sergio Pulgarin Montoya, 33 anos, que é engenheiro eletrônico.


Com o início da partida e os gols do Brasil a alegria continuou, e ao final do jogo os torcedores acompanharam o show do cantor Arnaldo Antunes. “O clima da Fan Fest é muito bom, porque aqui tem pessoas de todo o mundo, todos ficam juntos e comemoram em paz, mesmo quando um joga contra o outro. A festa da Copa está maravilhosa e mesmo que o Brasil não ganhe, será legal mostrar que somos bons não só de bola, mas de receber as pessoas”, disse o morador da Vila Industrial, na zona leste, Messias Pereira, 52 anos, que assistiu todos os jogos do Brasil no Vale do Anhangabaú.


Na Vila Madalena, mais de 70 mil pessoas chegaram a ocupar as ruas, segundo a PM, disputando os espaços das televisões dos bares da região. Quem não conseguia, comemorava de acordo com as reações dos que tinham acesso às imagens. O publicitário Alan Ferreira, 41 anos, que acompanhou todos os jogos do Brasil no bairro, era um dos que ajudava com um megafone, avisando os torcedores sobre os fatos do jogo e animando os mais desligados. “A Vila Madalena tem algo especial, que é a questão da liberdade. As pessoas não ficam só no jogo e não só fazem festa. Todo mundo faz tudo e isso trouxe os gringos para cá”, afirmou.


Um dos atraídos pela Vila Madalena foi o americano William Pooli, 24 anos. Ele chegou no Brasil há cinco dias e mesmo com os Estados Unidos fora da Copa, continuou no País, tendo já passado pelo Rio de Janeiro. “Essa é a melhor viagem de minha vida. Nunca vi um povo tão feliz quanto o brasileiro. Fui muito bem recebido aqui, que é a maior festa de rua que já vi na vida e também no Rio de Janeiro, que é a minha cidade favorita em todo o mundo”, disse.


Exibições públicas
Antes das 17h, o público já se reunia na Praça do Samba, em Perús para a exibição do jogo. Ao som de uma dupla sertaneja, o público esquentava e preparava as energias para a partida. "Eu moro aqui perto, mas não queria ficar em casa. Então reuni meus amigos e viemos todos para cá assistir. Aqui é bom, tem mais espaço, a gente pode gritar à vontade", disse Patrícia Martins, de 34 anos.


Já na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo, zona sul, o clima durante o primeiro tempo do jogo era mais tenso. Poucas pessoas falavam e os olhos de todos estavam atentos no telão. Suelen Almeida veio da cidade de Taboão da Serra para a festa. "Eu soube que tinha o telão pelas minhas amigas e vim com elas. Eu acho essa iniciativa muito legal, pois durante e depois do jogo sempre conseguimos fazer novas amizades" disse a garota de 19 anos.


O comerciante Vanderlei de Moura, de 39 anos, estava a caminho do jogo com sua namorada e parou para assistir o jogo. "Achei que não ia dar tempo para chegar, então resolvemos assistir o primeiro tempo aqui para depois irmos para a casa dela", disse Vanderlei.


Trânsito
As medidas adotadas para minimizar o impacto do trânsito na cidade foram efetivas. O pico de lentidão foi às 15h, duas horas antes do jogo, com 152 quilômetros registrados. Das 17h em diante a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já registrava lentidão zero na cidade.


Saúde
Até às 19h as equipes de saúde realizaram 47 atendimentos médicos na Fan Fest, com três remoções para hospitais. A estrutura contou com três postos médicos, duas ambulâncias básicas, duas ambulâncias UTI. A Prefeitura disponibilizou ainda quatro ambulâncias na Vila Madalena, com trabalho de oito socorristas e oito bombeiros.


Vila Madalena
Para a organizar a concentração de torcedores na Vila Madalena, na zona oeste, a Prefeitura disponibilizou estrutura para dar conforto e segurança aos torcedores e contribuir para a garantia do direito dos moradores da região. Foram instalados 160 banheiros químicos nas ruas e 85 agentes trabalharam na fiscalização de ambulantes.


Também foram deslocados para o bairro 134 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e 30 viaturas, além de seis agentes da Defesa Civil. A equipe atuou das 23h do dia 3 de julho, quinta-feira, até as 7h do dia 5, sábado. Equipes do Programa de Silêncio Urbano (PSIU) também trabalharam na região a partir das 21h. Até a meia-noite do dia 5, foram registradas apreensões de 50 sacos de mercadoria, com 1.310 itens, e apenas uma ocorrência, de lesão corporal.


Cerca de 250 pessoas atuaram durante a madrugada nos serviços de limpeza, que terminou às 5h10. Foram recolhidas 63 toneladas de lixo e utilizados 85 metros cúbicos de água de reuso para a limpeza das ruas. No bairro, as equipes de saúde realizaram 40 atendimentos médicos, com sete remoções para hospitais.


Para realizar dez bloqueios de vias, impedindo o estacionamento de veículos nas ruas de concentração e garantindo o acesso dos moradores, CET levou 84 agentes para a região.