A Secretaria de Subprefeituras (SMSUB) trabalha diariamente para atender as demandas da população da Cidade de São Paulo. Até 2017, administração dos serviços de zeladoria ocorria por processos analógicos, na base do papel, com dados pulverizados pelas 32 subprefeituras, sem indicadores, impedindo uma visão global e um planejamento amplo. Isso numa cidade de 12 milhões de habitantes, 17 mil km de vias, mais de 5 mil praças, 600 mil pontos de iluminação, cerca de 4,5 mil km de córregos, 500 mil bueiros, e problemas à altura.
A resposta foi a implantação de um programa de “smart city”, denominado Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ). O projeto passou a reunir e mapear as demandas recebidas pelo número 156, monitorar a execução dos serviços, até dar uma resposta ao cidadão quando da conclusão, possibilitando uma gestão completa de todo o ciclo.
Para fazer uma solicitação com foco em acessibilidade, basta acessar o Portal 156, ou selecionar alguns dos serviços disponíveis nos links abaixo.
Acessibilidade em edificações Acessibilidade
Solicitar fiscalização em edificações
Calçadas, guias e postes
Sugerir construção de calçadas em áreas públicas e praças
Calçadas, guias e postes
Calçada particular - denunciar calçada danificada ou inexistente
Calçadas, guias e postes
Guias, sarjetas e sarjetões - solicitar manutenção
Calçadas, guias e postes
Acessibilidade - solicitar avaliação de obstáculo na calçada
Calçadas, guias e postes
Calçada pública - solicitar manutenção
Guias rebaixadas
Guia rebaixada - solicitar fiscalização de rebaixamento irregular
Instalações físicas e equipamentos acessíveis
Acessibilidade - Denunciar falta de cadeira de rodas em supermercado
Instalações físicas e equipamentos acessíveis
Acessibilidade - Denunciar falta de móveis adequados