Série: Serviços do Portal 156 - Acessibilidade

Os serviços realizados pela SMSUB precisam de solicitação pelos canais 156. Saiba como solicitar os serviços com foco na acessibilidade.

A Secretaria de Subprefeituras (SMSUB) trabalha diariamente para atender as demandas da população da Cidade de São Paulo. Até 2017, administração dos serviços de zeladoria ocorria por processos analógicos, na base do papel, com dados pulverizados pelas 32 subprefeituras, sem indicadores, impedindo uma visão global e um planejamento amplo. Isso numa cidade de 12 milhões de habitantes, 17 mil km de vias, mais de 5 mil praças, 600 mil pontos de iluminação, cerca de 4,5 mil km de córregos, 500 mil bueiros, e problemas à altura.

A resposta foi a implantação de um programa de “smart city”, denominado Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ). O projeto passou a reunir e mapear as demandas recebidas pelo número 156, monitorar a execução dos serviços, até dar uma resposta ao cidadão quando da conclusão, possibilitando uma gestão completa de todo o ciclo.

Para fazer uma solicitação com foco em acessibilidade, basta acessar o Portal 156, ou selecionar alguns dos serviços disponíveis nos links abaixo. 

Acessibilidade em edificações Acessibilidade
Solicitar fiscalização em edificações

Calçadas, guias e postes
Sugerir construção de calçadas em áreas públicas e praças

Calçadas, guias e postes
Calçada particular - denunciar calçada danificada ou inexistente

Calçadas, guias e postes
Guias, sarjetas e sarjetões - solicitar manutenção

Calçadas, guias e postes
Acessibilidade - solicitar avaliação de obstáculo na calçada

Calçadas, guias e postes
Calçada pública - solicitar manutenção

Guias rebaixadas
Guia rebaixada - solicitar fiscalização de rebaixamento irregular

Instalações físicas e equipamentos acessíveis
Acessibilidade - Denunciar falta de cadeira de rodas em supermercado

Instalações físicas e equipamentos acessíveis
Acessibilidade - Denunciar falta de móveis adequados