89 anos de Perus

Em obras, o aniversariante do mês está em processo para virar a página das enchentes

Neste 21 de setembro, Perus completa 89 anos. Localizado na zona Noroeste da cidade de São Paulo, o distrito está sob a administração da Subprefeitura Perus/Anhanguera.

Localizado próximo aos distritos de Pirituba e Jaraguá, Perus também faz divisa com os municípios de Caieiras, Cajamar e Osasco.

Foto: Ira Romão

 

Um pouco da história
São quase nove décadas de Perus que tem em sua história diferentes marcos dentre eles os trilhos, o cimento e as enchentes.

Pelos trilhos, a história de Perus é marcada por meio da São Paulo Railway, de 1867, ferrovia que cortava a região e era responsável pelo transporte de café na época. Anos depois, foi construída na região a estrada de ferro Perus-Pirapora, usada como uma ferrovia industrial. Mais tarde, a Railway foi nacionalizada e veio a Estação de Perus da CPTM como opção de transporte público, que é utilizada até os dias de hoje.

O cimento entrou na história desse território através da Fábrica de Cimento Portland Perus, a primeira do segmento no Brasil, de onde se acredita que saiu boa parte do cimento utilizado em construções de todo o país, sobretudo, na década de 1930.

Outro marco da história de Perus, e que ainda causa receios e mantém os moradores em estado de constante alerta, são as enchentes que atingem muitos pontos do território. Há cerca de 40 anos a população de Perus espera por soluções reais que ponha fim a esse sofrimento coletivo.

Por isso, os 130 milhões de reais que estão sendo direcionados às obras da Bacia Ribeirão Perus, em combate e prevenção das enchentes, representam a esperança de que as inundações se tornem uma página virada na história do distrito.

Perus em movimento
Iniciadas em 2022, as obras da Bacia Ribeirão Perus, intervenções realizadas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), tem a conclusão prevista para 2025.

Em paralelo, Perus, juntamente com a Anhanguera, distrito vizinho com qual divide a Subprefeitura, segue em movimento em diferentes frentes.

Na saúde, acaba de ser inaugurado, no mesmo dia do aniverário do distrito, 21 de setembro, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II Perus). Equipamento instalado no mesmo endereço do AMA Especialidades Perus.

Foto: Ira Romão

O CER é uma unidade voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial.

Em breve a população ainda será contemplada com novos equipamentos. Um deles é a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto dos Humildes, em Perus. Ela substituirá a atual que não comporta a quantidade de famílias que necessitam de atendimento na região.

A previsão é que a construção da UBS do Recanto aconteça em 18 meses que serão contados a partir da data fixada na Ordem de Início, que ainda não foi definida.

Desde 2017 foram retomadas na Subprefeitura Perus/Anhanguera diversas obras da área da saúde, além de reformas que aconteceram. Dentre elas:
- a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perus, inaugurada em dezembro de 2019;
- o AMA Especialidades Perus, implantada no terreno onde antes funcionava o Pronto-Socorro, entregue em dezembro de 2022.

Zeladoria
Nos serviços de zeladoria são destaques as praças públicas que desde 2017 vem passando por reformas. Muitas ganharam brinquedos, outras brinquedões e outras quadras esportivas. Algumas contam ainda com equipamentos de ginásticas e outras com parcão, espaço de lazer para pets.

São espaços utilizados por moradores de todas as idades: crianças, jovens, adultos. Famílias inteiras fazem uso deles.

Foto: Ira Romão

É destaque também a revitalização de pontos em que ocorre descarte irregular de resíduos. Toda semana, um novo local é revitalizado. Mais do que limpeza, essas ações contribuem com o bem-estar e saúde de quem vive próximo a esses locais.

No que diz respeito a mobilidade urbana, o binário dos viários Avenida Doutor Sylvio de Campos, Rua Antônio Maia e Rua Padre Manoel Campello, instalado há quatro anos trouxe agilidade e segurança aos moradores, comerciantes e motoristas, além de contribuir com a expansão do comércio local.

- Para acompanhar mais de perto o desenvolvimento dessas obras e demais ações que acontecem no território de Perus e Anhanguera acesse o Instagram da Subprefeitura: @subperusanhanguera.