Operação Cata-Bagulho: importante serviço que contribui com a limpeza urbana

Saiba o que pode ser recolhido pelo caminhão do cata-bagulho e como saber o dia em que ele passará em sua rua

Você sabe o que é a Operação Cata-Bagulho? Trata-se de um programa gratuito criado pela Prefeitura de São Paulo que está disponível em todas as subprefeituras.

A ação ocorre em cada rua do território uma vez por mês, conforme dias e horários preestabelecidos em um plano de trabalho. No dia da ação são recolhidos grandes objetos, como móveis velhos, madeiras, colchões e eletrodomésticos, visando impedir o descarte irregular de materiais inutilizáveis em vias públicas.

Restos de poda e entulho, desde que estejam ensacados, também são recolhidos. A quantidade permitida é de até um metro cúbico, o equivalente a uma caixa de água de mil litros ou 18 sacos de 60 litros.

Objetos pequenos também devem ser ensacados e móveis grandes, como guarda-roupa, armário, cama e berço precisam estar desmontados.

O serviço é realizado entre 7h e 15h20. Por isso, é importante colocar o que deseja descartar logo pela manhã, no dia da operação, em frente à sua residência, para garantir que a coleta seja realizada.

Os materiais que não estiverem em frente ao portão de uma residência são considerados pontos viciados, por isso não são recolhidos nesta operação. Os materiais de descarte irregular são retirados de acordo com outra programação, também aprovada pela Prefeitura.

Para saber quando o caminhão do cata-bagulho passará em sua rua acesse a página https://www.ecossambiental.com.br/pesquisa-de-servicos/ e pesquise pelo seu endereço, incluindo o número da residência. É muito simples e rápido.

Clique na imagem seguinte e confira em nosso Instagram um tutorial de como consultar o dia da Operação Cata-Bagulho na sua rua.


Abaixo também segue a descrição do passo a passo.

O primeiro passo é acessar o site da Ecoss Ambiental.
1. Clicar no menu superior direito;
2. E selecionar Pesquisa de serviço;
3. Escolher a opção Cata-Bagulho;
4. Digitar o endereço e número;
Pronto, será exibida uma caixa com a programação completa prevista para o local.

- Para acompanhar mais de perto o que acontece no território acesse também nosso Instagram.

- Os serviços de zeladoria podem ser solicitados através dos canais de atendimento SP156 (telefone, aplicativo, e portal online: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/serviços.