Subprefeitura Mooca anuncia pacotes de obras e faz balanço do primeiro semestre

Destaques vãos para renovação do sistema de drenagem e recuperação de praças

Aproveitando o período de estiagem e se preparando para a época das chuvas, várias equipes da Subprefeitura Mooca estão atuando, simultaneamente, em 24 pontos da região para minimizar os problemas com alagamentos. São projetos de drenagem, reforma e ampliação das galerias de águas pluviais e abertura de novas bocas de lobo. Entre os locais estão a Avenida Celso Garcia da Rua Tuiuti até a Av. Salim Farah Maluf, o Largo São Rafael até a Rua Borges de Figueiredo, as ruas João Teodoro, Orville Derby, Silva Jardim, Ingu, Souza Breves, Bresser. A previsão é que esse pacote de obras, já iniciado, fique pronto até o próximo ano. São intervenções importantes na infra-estrutura da região, muitas delas antigas reivindicações de moradores.

Outro ponto importante é a recuperação de sete praças, cujas obras estão concluídas ou em andamento. São elas: General Humberto de Souza Mello, Maria José da Silva Santos, Clovis Arthur Rodrigues, Cid José da S. Campanela, Juan Carlos Guardiola, Domingos Frangione, e a da R. Dr. José Higino.Também faz parte desse segundo conjunto de obras o investimento em jardinagem, abertura e renovação de canteiros como os da Av. Carlos de Campos e Rua Bresser, o que é significativo para áreas com baixo índice de cobertura vegetal.

Trabalhando em outra frente, desta vez da acessibilidade, a Subprefeitura fará a readequação do passeio da Rua Santa Rosa, além de já estar construindo várias rampas de acessibilidade, como na Av. Paes de Barros.

Mas as novidades não param por aí. Ultrapassando as expectativas e suas próprias metas, a Subprefeitura Mooca está construindo o oitavo Eco Ponto na área sob sua responsabilidade, desta vez na Avenida Salim Farah Maluf, altura do nº 1.100. Embora a recomendação do Plano de Resíduos Sólidos da Cidade seja de seis unidades para a região, uma para cada distrito, a Subprefeitura resolveu construir mais dois outros pólos, pois acredita que a implantação dos anteriores melhorou as áreas do entorno e a situação geral da limpeza.

O subprefeito explica: “Uma das características da região é que possuímos o chamado lixo rico, em grande parte reciclável, e por isso mesmo temos grande número de carroceiros circulando. É necessário oferecer pontos de despejo não somente para os catadores como também para os moradores que fazem pequenas reformas ou que desejam descartar objetos sem uso como móveis, por exemplo, e o Eco Ponto é uma alternativa gratuita, que colabora com o meio ambiente e a limpeza das ruas”.

Em relação ao balanço do primeiro semestre, além das atividades rotineiras de fiscalização e zeladoria da cidade, merecem ênfase: O recapeamento da Rua Silva Teles e Av. Celso Garcia, o projeto Brás Limpo que através da mudança de horário da coleta melhorou a limpeza naquele distrito, a construção de 97 rampas de acessibilidade, de sarjetões e sarjetas, além de 930m² de novas calçadas. Quem quiser consultar os dados das obras de maneira mais específica é só consultar a planilha abaixo.  

Obras da Subprefeitura Mooca