Eventos culturais marcam mês da consciência negra

II Mostra Cultural Novembro Negro nos Centros Educacionais Unificados (CEUs)

Seminários, oficinas e atrações artísticas vão marcar de 8 a 30 de novembro a II Mostra Cultural Novembro Negro nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). A mostra pretende valorizar as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira e promover o debate acerca das diferentes manifestações culturais. Serão, ao todo, 14 seminários formativos para os professores da Rede Municipal de Ensino, 40 oficinas para os alunos e 40 atrações artísticas.

O Dia 20 de Novembro é lembrado como o provável dia da morte de Zumbi dos Palmares no ano de 1695, símbolo histórico da resistência negra. Desde a década de 1970 líderes do movimento negro propõem a comemoração deste dia como o Dia da Consciência Negra. Seu objetivo é fazer refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial.

Em janeiro de 2003 o governo brasileiro promulgou a lei 10.639, que alterando a LDB e torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como institui o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra e o integra ao calendário escolar de todos os sistemas de ensino do país.

Para a professora Cristiane Santana Silva, do Núcleo de Educação Étnico-Racial, ações como o Novembro Negro contribuem para o “fortalecimento da identidade da população negra”. Ela diz ainda que a Educação se apropria dessas datas significativas para os movimentos populares porque “a cultura também é uma dimensão educativa.” Segundo a professora Cristiane, muitas situações de preconceito e racismo partem do desconhecimento. “Ações como essas contribuem na desconstrução dessas posturas, eliminando posições equivocadas.”

Leituraço – Além do Novembro Negro, de 3 a 13 deste mês, leituras simultâneas de obras africanas e afro-brasileiras nas escolas da Rede Municipal de Ensino também estão marcando as comemorações do Dia da Consciência Negra. A experiência está envolvendo cerca de 800 mil alunos de 1462 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFs), de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) diretas.

Nas 567 escolas de Ensino Fundamental e Médio, de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), o Leituraço será uma experiência de leitura que envolverá cerca de 550 mil alunos. Nessas unidades, a ação inédita compreenderá leituras que durarão 30 minutos, sempre na primeira aula do período, mobilizando estudantes e professores em ações simultâneas. Foram selecionados 13 títulos, divididos entre os três Ciclos do Ensino Fundamental: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Já para os cerca de 250 mil alunos das 895 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) diretas, a Secretaria Municipal de Educação as sessões de leitura serão feitas na salas de aula ao longo do período de aula.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação