Zeladores comunitários do Jabaquara e Cidade Ademar recebem treinamento de Brigada de Incêndio

Capacitação foi realizada para aprimorar o trabalho dos zeladores no Programa de Prevenção de Incêndios em assentamentos

Nesta quarta-feira (15), zeladores comunitários das áreas de risco do Jabaquara e de Cidade Ademar participaram do treinamento do Programa de Prevenção Contra Incêndio em Assentamentos Precários (PREVIN).


O curso ministrado pelos Sargento Geraldo Felix Câmara e Comandante Washington Luis Roque de Sousa, foi realizado na Subprefeitura e no espaço do Corpo de Bombeiros do Jabaquara, e capacitou 22 agentes das duas regiões.
Após a palestra, que lembrou os principais princípios do combate a incêndios, os zeladores assistiram a uma apresentação prática. O Programa tem como objetivo estabelecer e desenvolver procedimentos visando dar agilidade e eficácia nas medidas de prevenção e combate a incêndios em assentamentos precários, além de agregar esforços dos Órgãos participantes e da Comunidade, com sua inserção por meio de ações educativas.


Para facilitar o diálogo entre a comunidade e o poder público, cada zelador comunitário, que faz parte do Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, recebe uma bolsa-auxílio mensal. Todos são treinados com base no "Manual do Zelador Comunitário e do Grupo de Ação Comunitário", desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros.

Sobre o PREVIN
O programa é amplo, conta com etapas de atuação, e prevê ações integradas. A ação envolve, além da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, outras Secretarias Municipais: Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Urbana, Controle Urbano, Desenvolvimento do Trabalho e Infraestrutura Urbana. Ainda tem a colaboração de SPTuris, Corpo de Bombeiros, Sabesp e Eletropaulo.

A Sabesp, por exemplo, realiza obras para a implantação ou ampliação da rede de hidrantes em local onde exista viabilidade. Para garantir a segurança e a ação rápida em casos de incêndio, a Secretaria da Habitação faz o cadastramento dos domicílios já existentes, contabilizando o número de pessoas, o que agilizará o trabalho das assistentes sociais e os auxílios habitacionais para as vitimas. Já a Eletropaulo atua de forma a identificar e eliminar as ligações clandestinas, os chamados "gatos" ou gambiarras, que podem iniciar incêndios nas comunidades.