Testes para o novo Manual de Arborização Urbana de SP no Jabaquara

Engenheiras agronônomas da Subprefeitura Jabaquara fazem parte do Grupo de Trabalho da pesquisa

Na última semana, técnicos da Assessoria Técnica de Obras e Serviços e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente estiveram na região da Subprefeitura Jabaquara para testar um fluxograma de plantio que fará parte do novo Manual de Arborização Urbana da Cidade de São Paulo. As engenheiras agronônomas da Subprefeitura fazem parte do Grupo de Trabalho da pesquisa.

A análise considera a largura da calçada, as distâncias dos elementos urbanos, o tipo da via (circulação de ônibus, somente carros) e após o relatório são sugeridas algumas espécies potencias para serem plantadas no local. "Este procedimento facilitará o trabalho dos técnicos da Subprefeitura no dia a dia", explica a engenheira agrônoma.
 

Este trabalho de manutenção das árvores é fundamental para a prevenção de quedas e ocorrências que a convivência entre arborização e meio urbano pode trazer. Após a escolha da espécie mais adequada, a árvore deve continuar recebendo cuidados. Algumas situações que podem prejudicar a saúde das árvores são: cimentar o colo, usar pregos para fixar objetos em seus galhos ou tronco, pintura do tronco e estrangulamento da  calçada.