Roda de conversa “Ciência Políticas, Econômicas, Sociais e Conquistas para a Juventude”

Os jovens compareceram para discutir o cenário atual e toda conjuntura política, social e econômica para a juventude.

 Na última quarta-feira (15) foi realizada uma roda de conversa sobre “Ciência Políticas, Econômicas, Sociais e Conquistas para a Juventude”, no Auditório da Subprefeitura de Itaquera.

Abrindo a palestra o Subprefeito deu as boas vindas a todos, contou sobre sua trajetória e engajamento pela juventude e explanou os serviços realizados aqui na subprefeitura de Itaquera.

Para dar início ao debate, a jornalista e Coordenadora de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de 21 anos, discursou sobre a violência contra o negro, e o quanto o índice de mortes contra jovens negros aumentou no ultimo ano. A jornalista conta também sobre as lutas que eles têm de enfrentar diante do preconceito que ainda os rodeiam, e explica o quão importante é continuar lutando e influenciando esses estudantes a conseguir os seus direitos.

O Mestre em Sociologia Política Simão Pedro falou sobre as manifestações que a juventude tem feito para as mudanças do país, e o quanto isso é importante para a população que acaba sendo influenciada de forma positiva a lutar pelos seus direitos. Simão contou também que em 2015 45% dos estudantes de universidades publicas e privadas passaram a se formar em cursos superiores segundo o MEC, e que pelo menos um membro da família consegue o diploma da universidade. Explicou sobre o que é sociologia e suas vertentes, explanou da importância dela para a sociedade e ressaltou o poder do estudo e o quanto ele é transformador na vida dos jovens.

Em continuação a roda de conversa, Aline Freitas que é Mestre em Direito Político e Economia e ressalta que a juventude tem muita energia e vontade de transformação, e que a luta pelo acesso ao emprego, moradia, e dos direitos em geral, tem de ser constante para que haja democracia, pois ela esta nas mãos do povo, esta na constituição todos esses direitos. “Todos nós fazemos parte do governo, mesmo sem cargo, todos estão inseridos e integram ao estado. Precisamos buscar ferramentas para políticas públicas, dentro do seu bairro, da sua escola. Pessoas humanas e com seus direitos e deveres, para que haja a transformação da nossa sociedade.” Afirmou Aline.

Alex Sandro Gomes fez a finalização do debate, falando sobre a organização que deve existir entre os jovens. Sociólogo em especialidade em movimentos sociais, afirma que a democracia de forma plena ainda não aconteceu, mas que estamos no caminho, e que se o povo quiser mudanças, precisa-se de uma população organizada. Conta-nos do poder da periferia e de como o jovem precisa ir atrás de seu sonho, do seu objetivo, ninguém e nenhum governante ira lutar por você a não ser você mesmo. “Somos todos donos dos nossos direitos e foram palestras como essas que me fizeram um ser humano questionador e melhor, fico feliz pelo convite, ontem eu era um de vocês, hoje estou aqui passando o que eu aprendi.”

Nos temas abordados os jovens tiveram acesso a diversas informações e opiniões, podendo de forma particular ampliar seus conhecimentos sobre seus direitos e deveres como o futuro do país.