Subprefeitura Itaquera apoia grafites nos muros da região

A arte que nasceu nas ruas de Manhattan no fim da década de 70, com traços de Jean-Michel Basquiat, deverá revitalizar espaços públicos

 A Subprefeitura Itaquera, convidou os grafiteiros da região para colocar sua arte nos muros abandonados dos bairros. O objetivo é cobrir os espaços com muita cor e arte. As ilustrações de paredes e muros trazem alguma ilustração ou mensagem.

Na última semana, alguns muros de Itaquera foram cobertos. O artista Todyone foi o responsável pelas artes. Em um dos muros, estava um trecho de uma poesia do escritor e articulador cultural, Sergio Vaz, “revolucionário é todo aquele que quer revolucionar o mundo e tem coragem de começar por si mesmo”.

A arte pública não contem imagens e frases relacionadas a marcas ou produtos comerciais, mensagens de cunho pornográfico, racista, preconceituoso, ilegal ou ofensivo a grupos religiosos, étnicos ou culturais.


A última ação em Itaquera foram em dois muros na Radial Leste - a principal via da zona leste da cidade. O lugar foi estratégico porque é acessível a milhares de pessoas todos os dias, tais como as que se fazem o caminho por meio de carro ou até mesmo utilizando o transporte público municipal, podem apreciar a arte.


A ideia da Subprefeitura não é apenas a de revitalizar o espaço, mas beneficiar os moradores e passantes com momentos de diálogo e reflexão sobre seu cotidiano. De acordo com Todyone, “São poesias como intervenção no cotidiano das pessoas, a subprefeitura dispõe de tintas, estrutura e também participa da escolha dos poemas com algumas dicas minhas...”.


Durante muito tempo restrito a viadutos e pontes da cidade, o grafite conquistou reconhecimento artístico e espaço em museus como o MASP – na exposição “De dentro para fora, de fora para dentro” – e o Museu de Arte Brasileira da FAAP – com trabalhos de “Os gêmeos”, principais expoentes do gênero na atualidade.