CEU Aricanduva realiza plantio de citronela com as crianças

Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela pode ser cultivada nos jardins, usada como óleo para o corpo ou em aromatizadores de ambiente

Lucas Veloso

Nos dias 12 e 13, a Subprefeitura Itaquera promoveu o plantio de citronelas nas entradas de acesso do CEU Aricanduva, com as três mil mudas de citronela que Itaquera ganhou e que, posteriormente foram armazenadas em local adequado para sua conservação.

O plantio destas mudas teve como principal objetivo, diminuir a incidência dos casos de dengue, recorrente neste período do ano. A citronela age como barreira natural contra o mosquito proliferador da doença. Transmitida pelo mosquito “Aedes aegypti” infectado, a enfermidade ocorre especialmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

As mudas serão cultivadas dentro de pneus que, por sua vez, foram descartados de forma irregular nas vias da região e recolhidos posteriormente pela operação cata-bagulho que, atua frequentemente nos fins de semana retirando das ruas materiais inadequados. Dentro dos pneus, há mais segurança para plantas, pois evita que elas possam sofrer danos.

Na quinta feira (12) houve um plantio simbólico com cerca de 100 crianças que estudam no CEU Aricanduva. Os alunos atendidos são da EMEI E CEI e foram até o jardim da escola, acompanhados pelas professoras e auxiliados por trabalhadores da Prefeitura, realizaram o plantio, regaram e adubaram os pneus que continham as plantas.

Para a aluna Naiara, de 4 anos, a ação “Foi legal e tem que ter mais vezes porque com a citronela, o mosquito vai embora”.

Além disso, durante toda a semana de 9 a 13 de fevereiro, diversas ações de conservação e manutenção ocorreram na região da escola, tal como a própria operação cata-bagulho nos dias 9 e 10.

O plantio é importante, pois serve como um excelente repelente natural no interior das escolas, além de desencadear discussões a cerca do tema, que poderá promover campanhas na comunidade escolar com medidas para o combate e prevenção do mosquito transmissor da doença, bem como promover a consciência ambiental, sobretudo nas crianças.

Este foi um projeto piloto que deve ser mais abrangente de acordo com o sucesso desta primeira ação, iniciada em conjunto com outras entidades do bairro, tal como a diretoria de ensino, responsável pelas instituições de educação de Itaquera. De acordo com a gestora do CEU, a ação será continuada, sobretudo neste período de verão.

A próxima ação de prevenção contra o mosquito da dengue prevê a distribuição de “toucas” plásticas que servem aos munícipes com a finalidade de fecharem a caixa d’agua e demais recipientes que por algum motivo contenha água.