Saúde amplia CAPS AD em Itaquera

Equipamento realiza 400 equipamentos por mês, possui nove leitos de curta permanência e dois de hospital/dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou no dia 20 de dezembro a ampliação do CAPS AD Itaquera. A unidade passou a CAPS AD III, com nove leitos de curta permanência (até 15 dias) e dois leitos de hospital/dia.

O CAPS AD III Itaquera realiza, em média, 400 atendimentos por mês. O equipamento está instalado numa casa com três consultórios, salas de atendimento individual e em grupo, oficina terapêutica, enfermaria, salas de equipe.

No total, são 53 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, redutores de danos – que fazem o serviço de abordagem na comunidade -, psicólogos, oficineiros e os setores administrativo e de limpeza.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, a implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) representou investimento do Governo Federal de R$ 125 mi para Saúde Mental em 2013. O ano que vem o valor será dobrado: R$ 250 mi.

O secretário solicitou aos supervisores de saúde de Guaianases e São Miguel que procurem um imóvel nas regiões para futura implantação de CAPS III. Ele também anunciou outro CAPS em Itaquera, na região de Cidade Líder.
De acordo com o Secretário, a vantagem é vincular o paciente ao tratamento. As internações só podem ser realizadas com o consentimento do paciente e são abertas a visitas da família.

A vice-prefeita esteve no evento e reafirmou a determinação da Prefeitura para desenvolver um trabalho cada vez maior. Conforme ela, é possível prestar um serviço público gratuito de qualidade, principalmente nas áreas de Saúde e Educação.

O CAPS AD Itaquera é o segundo ampliado de II para III na Zona Leste. Dos 25 CAPS AD do Município, nove funcionam na modalidade III. Até o final de 2016 serão 40 unidades no total.