Vice-prefeita instala Grupo de Trabalho para a Vila da Paz

Reunião ocorreu na Subprefeitura Itaquera

A vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da SPCOPA instalou no dia 15 de janeiro, na Subprefeitura Itaquera, o Grupo de Trabalho para a Vila da Paz. O objetivo da iniciativa é estudar medidas para levar qualidade de vida às famílias que residem no assentamento, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Formado por representantes da comunidade Vila da Paz e por órgãos da Prefeitura e do governo paulista, o GT será coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita e pela Subprefeitura Itaquera. Devido às condições precárias do assentamento – situado em área de risco, à beira do Córrego Rio Verde –, a meta da Administração Municipal é reassentar as 366 famílias da comunidade em duas fases, até o fim da atual gestão.

O primeiro grupo, composto pelas 101 famílias que moram no chamado Setor 1 da Vila da Paz, será realocado neste primeiro semestre para o conjunto habitacional São Sebastião, que está em fase final de construção. Para o restante da comunidade, já na segunda fase, a Prefeitura propôs o reassentamento para o conjunto Iguape B, cujas obras se iniciarão neste ano.

Tanto o São Sebastião quanto o Iguape B são empreendimentos do programa “Minha Casa Minha Vida” em Itaquera. Segundo a vice-prefeita, há consenso entre moradores e a Prefeitura para a primeira fase de realocação. Já a segunda fase ainda será discutida com a Associação dos Moradores Vila da Paz, que apresentou um plano alternativo.

Enquanto as famílias não são beneficiadas com novas moradias, a Prefeitura promoverá uma série de ações para melhorar as condições de vida no próprio assentamento. É por isso que o GT terá uma ação intersecretarial, além de fazer parcerias com empresas responsáveis por serviços públicos, como a Sabesp e a AES Eletropaulo.

De acordo com a Vice-prefeita, esta é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e o diálogo com a comunidade, levando mais qualidade de vida às famílias. Diante do desenvolvimento em curso em Itaquera, por conta da realização da Copa do Mundo, nada mais justo que os moradores do bairro também recebam uma atenção especial.

Conforme a Vice, o próprio prefeito planeja uma visita à Vila da Paz nas próximas semanas, junto a secretários municipais que possam viabilizar avanços, em curto e médio prazo, para a comunidade. A próxima reunião do GT está prevista para fevereiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SPCOPA