No mês de seus 327 anos de existência, Itaquera recebeu 103 novas mudas de árvore

A Supervisão Técnica de Manutenção cortou ainda o mato de várias praças e canteiros de Itaquera, José Bonifácio, Cidade Líder e Parque do Carmo

Em novembro, mês do 327º aniversário de Itaquera, a Subprefeitura intensificou o trabalho de conservação das áreas ajardinadas da região. As equipes de manutenção, além de plantarem 103 novas mudas de árvores em calçadas apropriadas, praças e canteiros da região, podaram outras 208 espécies.

Mas o serviço não parou por aí. Além de novas árvores crescendo no bairro, as equipes mantem diariamente a conservação do gramado. No período, executaram a roçagem, capinação, corte de mato e remoção de detritos de praças, canteiros, taludes e demais áreas ajardinadas. A área conservada atingiu 303 mil metros quadrados. O equivalente a 28 campos de futebol.

A Subprefeitura se esforça para manter os espaços limpos e organizados. Assim, ajuda a minimizar a propagação de insetos e a proliferação de doenças que são causadas pelo acúmulo de lixo.

As equipes de corte de mato, compostas por cinco ajudantes de jardinagem, cinco operadores de roçadeira, um motorista de caminhão carroceria, um motorista de Kombi e um encarregado, trabalharam em diversas vias, praças e canteiros, entre eles: parque Linear Rio Verde, ruas Quintino da Cunha e Alaíde de Souza Costa, avenida Augusto Antunes, praças Reis Gama, Santiago Carrera, José Patrocínio Freire, Elza dos Anjos Neves, Agostinho Rodrigues Marques, praça das Professoras e Carmem Verdegay. Também tiveram o mato cortado: o canteiro central e praças laterais da avenida Jacu-Pêssego, o canteiro central da avenida Caititu, o Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, CDC La Vai Bola e o CDC Areião, entre outros pontos.

Já o plantio de grama aconteceu na rua Flor da Esperança, Guarapa, avenida José Pinheiros Borges com a rua Cassiano Gabus Mendes, Lopes de Medeiros e nas praças Agostinho Rodrigues Marques, Das Professoras e a da rua Arreio de Prata. O total de área urbanizada (plantio) em novembro chegou a 19.300 metros quadrados.

A poda de árvores foi realizada também nas avenidas Diogo José Machado, Nossa Senhora de Guadalupe, Francisco Tranchesi, Itaquera, Cel. Alves Rocha e Filho, Augusto Antunes, Latinos e avenida do Contorno. O serviço estendeu-se às ruas Alexandre Dias, Coração Noturno, Cores Vivas, Datileira, Costeira, Maclura, Ana Maria Sirani, Julio Macedo, Liderança, Uacari, Prof. Leonidio Allegretti, Aranha Vasconcelos, João Abreu Castelo Branco, Eng. Romeu Belluomini, entres outras.

As equipes de poda, compostas por cinco ajudantes de jardinagem, três operadores de motosserra, um motorista de caminhão munck, um motorista de caminhão carroceria, um motorista de Kombi e um técnico agrícola, trabalharam nas ruas: Rafael Fernandes, Julio Balla, Eduardo Salamonde, Francisco da Cunha, toda extensão da rua Iriri Mirim, Paisagem Noturna, Fortuna de Minas, Paulino Serqueira, Serra de São Domingos e outras. Os serviços da Supervisão Técnica de Manutenção visam revitalizar as áreas verdes e canteiros dos bairros, além de garantir a permeabilidade do solo.