Subprefeitura Itaquera recebe pluviômetro automático do governo federal

Dois projetos ligados ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) beneficiarão os moradores da região

A Prefeitura de São Paulo está sendo contemplada por dois projetos implementados pelo Governo Federal, que são eles: Pluviômetros Automáticos e Pluviômetro nas Comunidades. A parceria firmada com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, já resultou na instalação de um moderno aparelho automático na sede da Subprefeitura no dia 17 de outubro. De acordo com o chefe de equipe da Defesa Civil de Itaquera, Dimas Martins da Costa, outros quatro pluviômetros automáticos serão instalados futuramente na região. Os locais escolhidos para receber os novos aparelhos são: o Corpo de Bombeiro do Parque do Carmo, o CEU Azul da Cor do Mar, a ETEC Itaquera, localizada na rua Virginia Ferni e o Centro de Educação Infantil (CEI) da rua Lopes de Medeiros.

Já o Projeto Pluviômetro nas Comunidades beneficiará especialmente os moradores das áreas de risco. “Com a instalação dos aparelhos semiautomáticos nas comunidades poderemos nos antecipar à gravidade vindas da precipitação das chuvas, assim poderemos avisar as famílias sobre uma possível evacuação da área”, explica Dimas. Segundo o laudo técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), existem 12 áreas de riscos nessa região. No total, são 52 comunidades vulneráveis a deslizamento e escorregamento de terra. Outros locais sofrem com o alagamento das vias. Nesse caso, o primeiro medidor será instalado na comunidade do Zorrilho.

Um pouco mais sobre o Projeto Pluviômetros Automáticos

O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico, auxiliando na previsão de desastres naturais e reduzindo os danos socioeconômicos e ambientais.

Assim, o projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Com isso, estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

O aparelho funciona com bateria solarPra quem não sabe, o pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.

Um pouco mais sobre a implementação do Pluviômetro nas Comunidades

O Projeto "Pluviômetros nas Comunidades" visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população que vive em áreas de risco e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento dos eventos adversos.

O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

O projeto será conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI), buscando identificar outros parceiros interessados em receber e instalar pluviômetro(s) em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente, deslizamentos. Para mais informações sobre os projetos acessar a página da CEMADEN: http://www.cemaden.gov.br/