Projeto Pintando a Zona Leste conta a história de Itaquera com grafite

A prefeita em exercício acompanhou neste domingo (13) a pintura de painel em Itaquera

Teve início neste domingo (13) o projeto Pintando a Zona Leste, em Itaquera. Durante este fim de semana, os grafiteiros da região pintam a história do bairro em um muro em frente ao Centro Cultural Casa da Memória, recentemente reformado. 

"A cidade precisa de cor. Sempre conhecida pelo cinza, pelo concreto, pelo asfalto, a nossa cidade precisa misturar criatividade. Nada colabora mais para colorir São Paulo que o grafite, com ideias contemporâneas de artistas da juventude", afirmou a prefeita em exercício, que visitou o local acompanhada pelos subprefeitos de Itaquera e Penha. 

O painel em execução mostra o trem e a antiga estação ferroviária de Itaquera, em comemoração aos 327 anos do bairro. O centro cultural está instalado onde no passado era a residência do chefe da estação. "O grafite vai chamar atenção para a casa. Eu moro aqui há anos e não sabia que aqui funcionava o centro cultural. Traz também a lembrança da estação de trem, que era bem aqui", contou o artista Ednaldo Otoni, 35 anos. Ednaldo, conhecido como Kombo, integra a equipe de cerca de 20 pessoas que trabalhava no local. 

Este é o primeiro painel do projeto, que tem como objetivo colorir os bairros da zona leste com grafites que mostrem a cultura e a história locais. A iniciativa é uma parceria entre a Subprefeitura Itaquera, a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) e Tintas Lukscolor.