Projeto Pintando a Zona Leste tem seu início em Itaquera

A arte que nasceu nas ruas de Manhattan no fim da década de 70, com traços de Jean-Michel Basquiat, promete presentear Itaquera nos seus 327 anos de existência

No próximo domingo, 13 de outubro, a partir das 10h, cerca de 100 grafiteiros da região leste se reunirão em frente ao Centro Cultural Casa da Memória, localizado na rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97 (Antiga Casa do Chefe da Estação), para dar o pontapé inicial ao projeto denominado de “Pintando a Zona Leste”, que visa unir todas as Subprefeituras da região. Com muito grafite, arte, história e cultura a Zona Leste de São Paulo realizará uma obra de intervenção artística ao longo de um percurso entre avenidas que ligam diversos pontos da cidade ao bairro de Itaquera.

Por isso, nesta primeira fase, os artistas vão buscar inspiração em imagens que marcaram a história de Itaquera para assim compor suas obras de arte que, segundo o Supervisor de Cultura e um dos idealizadores do projeto, objetiva comemorar por meio da arte urbana, ideias, pensamentos e sentimentos os 327 anos do bairro. A data oficial do aniversário de Itaquera é dia 6 de novembro e durante todo o mês serão realizadas inúmeras atividades festivas.

Considerado como a nova forma de manifestação cultural pelos jovens, o grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop e esse projeto, é fruto de uma parceria firmada entre a Subprefeitura Itaquera, a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) e Tintas Lukscolor.

Conforme o reitor da Universidade Camilo Castelo Branco, José Carlos Pettorossi Imparato, “os alunos dos cursos de Artes Visuais e História, coordenados respectivamente pelos professores José Souza e Maria Candelária trabalharão na seleção de imagens sobre a história de Itaquera para que as mesmas virem centenas de obras de arte grafitadas pela zona leste”. O projeto, que é patrocinado pela Lukscolor, contará ainda com a participação do artista Celso Gitahy, também professor na UNICASTELO.