2,7 mil candidatos se inscrevem para a eleição do Conselho Participativo

As subprefeituras com maior número de inscritos são as de Itaquera, M’Boi Mirim e Itaim Paulista

Em 7 de outubro, 2.762 pessoas se candidataram nas 32 subprefeituras da capital para concorrer às eleições do Conselho Participativo Municipal. Após a eleição, que ocorrerá no dia 8 de dezembro, serão escolhidos 1.125 conselheiros em toda a cidade. A média de concorrência é de 2.45 candidatos por vaga. O prazo para as inscrições se encerrou às 17h do dia 7 de outubro, mas devido à grande procura, algumas subprefeituras distribuíram senhas e continuam atendendo os candidatos para finalizar a inscrição.

As Subprefeituras com mais candidatos inscritos para a eleição são as de Itaquera e M’Boi Mirim, ambas com 152 interessados. A Subprefeitura do Itaim Paulista é a segunda com mais candidatos, com 141 inscritos. Ipiranga e Campo Limpo, com 130 inscritos e Penha, com 117 completam a lista das regionais com mais interessados até agora. Todas as regionais tiveram mais inscritos do que o número de vagas.

Da eleição, que contará com 10 mil urnas eletrônicas e pontos de votação nos 96 distritos de São Paulo, sairão 1.125 representantes da sociedade civil, que formarão um colegiado para ampliar a participação popular e a transparência nos governos locais. Cada subprefeitura terá no mínimo 19 representantes e, no máximo, 51 integrantes dentro do Conselho Participativo Municipal. Na média, haverá um conselheiro para cada 10 mil habitantes, divididos proporcionalmente em cada região.

Ainda no dia 28 deste mês, as Comissões Eleitorais instaladas nas subprefeituras publicarão os nomes dos candidatos habilitados em todas as regiões.

Segundo o secretário de Relações Governamentais, a grande procura pelas inscrições decorreu do trabalho de divulgação realizado pelas subprefeituras e pela forma como a sociedade recebeu a iniciativa. Segundo ele, agora é trabalhar para uma ampla divulgação do processo eleitoral, chamar a sociedade para participar ativamente da votação em dezembro e construir conselhos com força política e apoio popular.

Conselho

Os futuros membros do Conselho terão a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos públicos e das políticas públicas nos distritos e subprefeituras. A eleição é por voto direto, secreto e facultativo dos moradores do município. Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem escolhidos pela população local.

O secretário ressaltou a importância do novo conselho dentro da ampliação da participação popular na atual gestão. Conforme ele, faz-se necessário novos mecanismos de participação popular para completar a democracia participativa. Segundo o Secretário, é impossível governar a cidade de São Paulo do Viaduto do Chá apenas. Ou se diminui a distância entre o administrado e administração ou o poder público não será eficiente. Para ele, é preciso dar mais força para quem está na ponta.

Primeira etapa

Na primeira etapa do processo de organização das eleições, iniciada em 7 de setembro, a Secretaria Municipal de Relações Governamentais (SMRG) realizou a eleição das comissões eleitorais locais, cuja tarefa será validar os documentos e inscrever os candidatos ao Conselho.

Votação

A eleição para os membros do Conselho Participativo será realizada no dia 8 de dezembro deste ano, em todas as subprefeituras da cidade, com suporte da Justiça Eleitoral. O processo de votação será semelhante ao que ocorre nas eleições comuns. As pessoas deverão comparecer às seções eleitorais e apresentar título de eleitor e documento oficial com foto.

Clique aqui e veja a lista final de inscritos por subprefeitura