Subprefeitura promove audiências públicas para abertura de ruas aos domingos

Foram propostas 2 (duas) ruas e a contemplada foi a Rua Aída que fica na Vila Carioca

Aconteceu no último domingo, 03 de outubro, na sede da Subprefeitura Ipiranga, a audiência pública do PROGRAMA “RUA ABERTA”, que propõe a restrição ao trânsito de veículos em determinadas ruas e avenidas, aos domingos e feriados, para a utilização por pedestres e ciclistas, bem como para a promoção de atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais.


Estiveram na audiência em torno de 30 pessoas, entre elas Subprefeito, supervisores de Cultura, Esportes, Habitação e CPDU, CET e representante da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.


Foram propostas 2 (duas) ruas e a contemplada foi a Rua Aída que fica na Vila Carioca.


Além de incentivar a apropriação dos espaços públicos da cidade, consolidando as relações sociais nos bairros, as políticas do programa “Rua Aberta” também visam incentivar a comercialização de artesanatos e alimentos de baixo custo, considerando os empreendedores e artistas locais como peças fundamentais neste processo, promovendo a inclusão cultural, geração de renda e a recuperação urbana de espaços degradados e sem uso. A iniciativa envolve as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da CET e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.


Cultura – Na área cultural, a restrição aos veículos irá permitir a realização de atividades que envolvam apresentações ao vivo de teatro, dança, música e artesanato.


Esportes – Para incentivar práticas de esporte e lazer espontâneo, será possível fornecer materiais esportivos, como bolas, coletes e kits de recreação para as comunidades. Além disso, a ação também permitirá eventualmente a realização de campeonatos e festivais esportivos.


Trabalho e empreendedorismo – Com o programa será possível realizar feiras gastronômicas e de artesanato, incentivando os empreendedores locais. Também está previsto no projeto a abertura de espaços para cooperativas e redes de economia solidária, a promoção de serviços aos empreendedores (abertura de crédito, informações sobre a legislação e cursos voltados ao empreendedorismo) e a busca de patrocínio e apoio de empresas privadas.