Subprefeitura Ipiranga instala pluviômetros em espaços públicos da região

A Subprefeitura Ipiranga já conta com três Pluviômetros Automáticos em funcionamento

A Subprefeitura Ipiranga, através da Defesa Civil, instalou equipamentos pluviométricos nos dois CEUs-Centros Educacionais Unificados da região (Meninos e PQ Bristol) e na Sede da Subprefeitura. Em breve, outra unidade será instalada na Rua Eugênio Falk, no almoxarifado da Subprefeitura, para auxiliar na diminuição dos impactos gerados pelo período de chuvas.

Pra quem não sabe, pluviômetros são equipamentos meteorológicos usados para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local. Desse modo, os pluviômetros precisam ser instalados em locais descobertos onde não haja obstáculos, como árvores, prédios altos, etc, que geram interferência na quantidade de chuva captada. Assim, a entidade responsável deve fornecer o local para instalação do equipamento, permitindo o livre acesso aos profissionais de manutenção.

E mais, os pluviômetros controlam e monitoram a quantidade de chuva que caem na região, introduzindo assim, uma cultura da percepção de riscos de desastres naturais envolvendo a população que vive em áreas de risco e fortalecendo a capacidade local de enfrentamento de eventos adversos. Com isso, o índice pluviométrico em milímetros indica o volume em litros de água que caíram em um metro quadrado de área, assim uma chuva de 20 mm corresponderá à precipitação de 20 litros de água por metro quadrado, logicamente sempre na horizontal.

Os equipamentos são de responsabilidade do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que gerenciam e coletam os dados.