Prefeitura institui programa de fomento a rádios comunitárias

Rádios poderão apresentar projetos para financiamento de atividades de produção de conteúdo local e ações culturais

As rádios comunitárias que operam na cidade poderão financiar atividades de produção de conteúdo local e ações culturais por meio de um programa de fomento próprio, instituído no último sábado (19). A iniciativa pretende impulsionar a atuação desses meios de comunicação com apoio a projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura.

Atualmente, a capital conta com 34 rádios comunitárias oficializadas, com outorga do Ministério da Comunicação. O programa de fomento reconhece o papel desses serviços nas comunidades e procura garantir a sustentabilidade da programação. O apoio foi instituído por meio de lei sancionada e publicada no Diário Oficial em 19 de novembro.

Todos os anos serão escolhidos até 40 projetos, inscritos nos meses de janeiro e junho. Cada rádio poderá inscrever até dois pedidos, que poderão contemplar recursos humanos, material de consumo, equipamentos, locação, manutenção e administração de espaço, obras, reformas, produção da programação da rádio comunitária, transportes, material gráfico e publicações, divulgação, fotos, gravações e outros suportes de divulgação, pesquisa e documentação.

Os candidatos ao fomento serão selecionados por uma comissão julgadora formada por quatro representantes da Secretaria Municipal de Cultura e três representantes das rádios, que serão escolhidos por votação. Serão valorizados planos de ação continuada que não se restrinjam a um evento ou uma obra, além do interesse cultural das propostas