Cordão Carnavalesco Boca de Serebesqué desfilará durante o carnaval pelas ruas de Guaianases

Desfile acontece no sábado, dia 06 de março

Propondo um carnaval de rua onde os foliões pudessem “pular” livremente, com suas fantasias e brincadeiras, o cordão (ou bloco), desde 2009 vem compondo as próprias músicas e saindo pelo centro de Guaianases.

Cordão este que surgiu de dentro do Movimento Cultural dos Guaianás – criado em referência aos indígenas originários que influenciaram o nome do bairro -, e que desde 2005 vinha aglutinando pessoas e discutindo a cultura do bairro, e a possibilidade da construção de uma Casa de Cultura em Guaianases.
As músicas propostas por eles tem tanto um caráter de brincadeira, como crítica ao carnaval mais comercial e a medidas políticas que nos descontentam enquanto população. Sempre escritas de forma coletiva permitindo a participação de todos do grupo.

Em 2009, o Bloco foi as ruas com instrumentos emprestados do bloco Unidos da Madrugada – originário do Patriarca, que surgido de dentro do grupo teatral Dolores Boca Aberta, propunha também um carnaval de rua -, nossa bateria ainda bem pequena embalava o samba que fazia referência ao surgimento do cordão, e ao seu nome Boca de Serebesqué que significa quem fala muito,“fala pelos cotovelos”.

Em 2011, através de “vaquinhas” os componentes do grupo tiveram que comprar os instrumentos, fazer camisetas a preços populares e arrumar o nosso estandarte. A essa altura as pessoas nos perguntavam na rua em que dia sairíamos, e seguindo os anos anteriores mantivemos o sábado como data “oficial”.

“A partir disso os sambas além de fazer referência ao Movimento Cultural dos Guaianás, nós passamos a tratar também de problemas e lutas nacionais, dos povos indígenas, das mulheres e movimentos de moradia”, disse um dos componentes do Bloco, Pedro Rafael Chaves de Souza.

Desse ano em diante, em todos os domingos de carnaval há um encontro de baterias no CDM da Patriarca, com os cordões Unidos da Madrugada (dessa região) e Unidos da Lona Preta – iriginário de dentro do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), este composto por uma extensa bateria de peso - , fazendo cortejo e a festa da galera que fica esperando esse encontro nas ruas.

“Além disso, fomos aprendendo e incorporando na batucada outros ritmos como funk, samba de umbigada e jongo. Esses dois últimos ritmos vivenciados por grande parte do grupo, em festas populares tradicionais no alto Tietê e Guaratinguetá no interior paulista, sendo que o grupo Jongo de Guaianás faz parte do bloco e influenciou algumas levadas”, finalizou Pedro.

Serviço:

Nome do Bloco: Cordão Carnavalesco Boca de Serebesque
Data do desfile: 06/02/2016 (Sábado)
Concentração: 15h – Saída: às 16h / Encerramento: às 19h
Percurso: Rua Cosme Deodato Tadeu, Rua Antonio Tadeu, Rua do Saladeirista, Rua Geovante, Rua Carlos Roberto, Rua Capitão Pucci, Rua Gaspar Aranha, Rua Belmiro Valverde, Praça do Mercado Municipal Leonor Quadros e Rua Cosme Deodato Tadeu.

Clique aqui e veja a programação completa do Carnaval de Rua de São Paulo