Ação "Prefeitura no Bairro" atende 6.550 mil pessoas em Guaianases

Em 10 dias, população foi atendida em postos instalados em frente ao mercado municipal do bairro. Ações de zeladoria também taparam 120 buracos e recolheram quase 207 toneladas de resíduos

O prefeito Fernando Haddad visitou no último dia 04, os postos do programa "Prefeitura no Bairro", que atenderam em 10 dias, cerca de 6.550 mil pessoas na região de Guaianases. Além dos serviços públicos oferecidos em frente ao mercado municipal do bairro, as ações intensificadas de zeladoria foram realizadas em 140 ruas do Jardim Aurora e da Vila Minerva, onde vivem quase 20 mil pessoas.

Nas tendas, os serviços mais procurados foram de saúde, com a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), que realizou 1.600 atendimentos, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizou 930 atendimentos, com ações de prevenção, distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos. A subprefeitura de Guaianases também fez 504 atendimentos, com formalização de solicitações e orientações sobre o IPTU, por exemplo.

Nas ruas do entorno, a subprefeitura de Guaianases tapou 120 buracos, reformou 420,5 metros de galerias e fez a manutenção de 286 metros de guias e sarjetas. Nos córregos da região, foram 1,1 quilômetro de limpeza mecanizada, que retirou 154 toneladas de detritos, mais a limpeza manual, que retirou outros 120 metros cúbicos de sujeira. Foram também limpas 825 bocas de lobo. Nas operações cata-bagulho, foram recolhidas quase 207 toneladas de resíduos.

Nas áreas verdes do bairro, foi feita a conservação de 858 metros quadrados, além de 120 remoções, podas e transplantes de árvores. Três praças foram recuperadas: o espaço em frente ao mercado municipal e as áreas de lazer nas ruas Benedito Leite D’Avila e Claudio da Costa.

Os postos de atendimento também ofereceram práticas corporais, distribuição de kit de higiene bucal e orientação nutricional. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizou a mostra de órteses e prestou esclarecimentos sobre o fornecimento de cadeiras de rodas.

O Conselho Tutelar organizou a emissão da segunda via da certidão de nascimento de crianças e adolescentes. Além disso, realizaram esclarecimentos e orientações aos munícipes. O setor de demanda escolar da Diretoria Regional de Ensino de Guaianases ofereceu plantão no local de orientação e cadastramento para vagas nas escolas. O programa Prefeitura no Bairro também ofereceu atividades de esporte e cultura, como a Caminhada da Família e ações de circo e pintura.