Cortejo em homenagem a Consciência e Cultura Negra atrai 200 pessoas na Praça de Eventos, em Guaianases

Durante o cortejo, as pessoas puderam dançar, batucar com diversos artistas

Foi realizado no último sábado, 22/11, um cortejo em homenagem a Consciência e Cultura Negra, na Praça de Eventos, em Guaianases. Cerca de 200 pessoas participaram do evento denominado “NEGRUME”, e puderam dançar samba de bumbo e roda de jongo, manifestações culturais que influenciaram o samba paulista e carioca.

Os participantes puderam homenagear os antigos reinados negros, os quilombolas e a diversidade da cultura brasileira, evidenciando a importância do conhecimento e respeito a essas culturas, seja em suas configurações tradicionais ou nas ressignificações, homenagens e releituras perpetuadas pela metrópole paulistana.

Além disso, o cortejo contou com um bloco em homenagem ao Maracaduros, um bloco aberto no qual qualquer um pode levar o seu instrumento e tocar, desde que esteja travestido (homem de mulher e vice versa).

Estiveram no encontro os grupos: Baque Bolado, Cia Caracaxá, Cia Porto de Luanda, Cia Lelê de Oyá, Cordão Folclórico de Itaquera - Sucatas Ambulantes e Jongo Guaianás.