Nova escola infantil em Cidade Tiradentes atende 240 crianças

Unidade é destinada para faixa etária de 4 e 5 anos. Equipamento integra plano de expansão de equipamentos da rede municipal de educação

A nova Escola Municipal de Educação Infantil Cidade Tiradentes II amplia o atendimento educacional na zona leste para mais 240 crianças entre 4 e 5 anos. O prefeito Fernando Haddad visitou nesta terça-feira (12) a unidade, que integra plano de expansão da quantidade de equipamentos da rede municipal de educação.


“Nós estamos com um plano de obras muito grande, são mais de 140 obras em andamento em toda a cidade na área de educação. Em Cidade Tiradentes, nós temos no plano um CEU (Centro de Educação Unificado) novo e uma creche em construção para inaugurar. Não há precedente na cidade de tanta obra simultânea em execução”, afirmou Haddad. A visita nesta manhã marcou a inauguração oficial da escola, que iniciou suas atividades no ano letivo de 2015.


A nova escola conta com sete salas de aula, sala de leitura, brinquedoteca, refeitório e espaço para brincadeiras. As crianças são atendidas por uma equipe com 15 professores, quatro educadores de apoio operacional e administrativo, diretor, assistente de diretor e coordenador.


“Estamos ampliando o atendimento em creches e pré-escolas e isto é muito importante porque quanto mais cedo a pessoa entrar em uma unidade educacional, mais ela se desenvolve. Hoje quase todas as crianças a partir de 4 anos estão na escola em São Paulo. Isso é fundamental para as etapas seguintes”, disse Haddad, após acompanhar apresentação dos alunos da unidade. A Diretoria Regional de Ensino de Guaianases, responsável pela região de Cidade Tiradentes, Guaianases, Lajeado e Iguatemi, possui a menor demanda de educação infantil da cidade: cerca de 1,71% do total.

Durante a visita, estudantes de ensino fundamental de escolas municipais da região entrevistaram o prefeito Haddad e o secretário Gabriel Chalita (Educação) pelo projeto Imprensa Jovem [http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Nas-Ondas-do-Radio]. “O projeto Imprensa Jovem é muito importante porque é uma atividade de protagonismo: aprendem a filmar, a entrevistar, elaborar as questões, debater e a ler melhor. E isso é essencial porque a gente quer que cada estudante da escola pública acredite no seu potencial”, disse Chalita. No bate-papo, os estudantes conversaram sobre o Plano Municipal de Educação, investimentos nas escolas e projetos culturais para a região.


Haddad também conversou com pais de alunos da nova escola, que apresentaram demandas nas áreas de educação e saúde. Um grupo de mães sugeriu que a administração municipal avalie a possibilidade de atendimento noturno em creches, para auxiliar mulheres que trabalham no turno da noite.


Antes da inauguração, Haddad conheceu as instalações e as atividades do Centro de Educação Infantil (CEI) Conjunto Habitacional Santa Etelvina VI, também em Cidade Tiradentes. Por meio de convênio com a Associação Via Comunidade, o equipamento atende 158 crianças de 0 a 4 anos.

Texto: Secretaria Executiva de Comunicação

Fotos: Fábio Arantes /Secom